Pesquisar preços e avaliar todos os itens da lista antes de comprar, são as principais recomendações do Procon. Foto: Marco Charneski

O início de de mais um ano letivo se aproxima e é hora de começar a pensar na compra do material escolar do seu filho. Este ano, com uma expectativa ainda maior por conta do retorno 100% presencial das aulas, previsto para o dia 7 de fevereiro, tanto nas escolas municipais e CMEIs quanto nos colégios estaduais do Município. E pensando em ajudar os consumidores, principalmente para que não façam aquisições de itens desnecessários ao aprendizado, o Procon de Araucária forneceu algumas orientações que devem ser observadas na hora da compra.

A primeira recomendação é que os pais verifiquem se possuem alguns dos produtos da lista em casa, mesmo já utilizados, pois podem ser reaproveitados. “Tem itens que ainda estão em perfeito estado e podem ser usados. É muito importante ainda conferir se todos os itens são realmente necessários e quais deles os pais não precisam comprar. Alguns itens não podem constar da lista, como material de uso coletivo, higiene e limpeza, além de taxas para suprir despesas com água, luz, telefone, impressão e fotocópia. A escola também não pode indicar ou exigir a aquisição de marcas específicas e determinar a loja ou livraria onde o material deve ser comprado”, orienta a diretora do Procon de Araucária, Sâmara Arruda.

Outra orientação muito importante é fazer uma pesquisa de preços e perguntar se há desconto para pagamento à vista, não esquecendo de pedir a nota fiscal. “Toda e qualquer dúvida que surgir, o consumidor deverá ligar para o Procon. Se for constatada a irregularidade por parte do comércio, haverá punições. Com a denúncia feita, o Procon pode fazer uma visita ao estabelecimento e em casos extremos aplicar multas e até fechar o local”, explica Sâmara.

A diretora orienta ainda que em caso de promoções de produtos, o consumidor deve ficar atento se vale mesmo a pena comprar, só por conta do preço. “Às vezes o preço nem é tão atrativo e a pessoa ainda fica tentada em comprar algo que talvez nem vá utilizar”, esclarece.

Lembrando que o retorno das aulas, tanto nas escolas municipais e CMEIS de Araucária quanto nos colégios estaduais do Município, está previsto para o dia 7 de fevereiro.

Serviço

O Procon de Araucária atende pelos fones 0800 643 2834 ou 3614-1786. A sede fica localizada na Rodovia do Xisto, 5815 (anexo a Agência do Trabalhador).

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1295 – 20/01/2022

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM

Compartilhe

Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp