A velha história sobre o fechamento do Pronto Atendimento NIS 3 voltou à tona esta semana. Alguém, ninguém sabe quem, começou a espalhar que a Prefeitura estaria pretendendo fechar o 24 horas. Não deu outra. Logo, funcionários da unidade e lideranças comunitárias ficaram apreensivos com tal possibilidade. Diante da boataria, a UNAMAR, entidade que congrega as associações de moradores da cidade, pediu explicações ao secretário de Saúde, Claudio Bednarczuk, que concordou em dá-las. Para tanto, na noite de quarta-feira, 9 de outubro, aconteceu uma reunião no plenarinho da Câmara.
Por lá estavam diversos representantes de associações de moradores, funcionários da área de saúde da Prefeitura e comunidade em geral. A pergunta que motivou o encontro foi respondida logo no início do bate-papo. O secretário explicou que o NIS precisa urgentemente de uma reforma geral e que isso deve interromper o atendimento por lá no período de obras. Ele, porém, acrescentou que não há previsão de quando esse serviço será feito, já que – no momento – não existem recursos para tal. Logo, não procede a informação de que o NIS vai fechar. Dr. Claudio ainda enfatizou que não está em seus planos fechar o pronto atendimento, mas ressaltou que é preciso discutir o número de 24 horas existentes no Município.
Tão logo a pergunta central da reunião foi respondida, o plenarinho virou um enorme divã, com muitos dos presentes aproveitando a oportunidade para desabafar. Alguns reclamaram da situação da saúde na cidade, outros elogiaram, teve quem discursou contra a corrupção, teve aqueles que pregaram a necessidade de que o eleitor aprenda a votar e assim por diante. No final, todos pareceram sair mais aliviados por ouvirem que o NIS não vai fechar, mas também porque puderam desabafar.