NIS 24 horas não tem previsão para reabrir

Enquanto obra não inicia, prédio onde funcionava o 24 horas segue fechado e com faixa de “em reforma”
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Enquanto obra não inicia, prédio onde funcionava o 24 horas segue fechado e com faixa de “em reforma”
Enquanto obra não inicia, prédio onde funcionava o 24 horas segue fechado e com faixa de “em reforma”

Fechado desde 22 de dezembro do ano passado, o pronto atendimento 24 horas do NIS não tem data para reabrir. Inicialmente, a informação da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) era a de que o local deveria voltar a funcionar em seis meses. Exatos cinco meses depois, no entanto, nem sequer os projetos de enge­nharia, arquitetônicos e complementares que embasarão a reforma estão prontos.

Agora, a informação da Secretaria Municipal de Comunicação Social (SMCS) é a de que a licitação da obra só deve acontecer no ano que vem. Considerando essa nova data, podem apostar: o prefeito Olizandro José Ferreira (PMDB) só reinaugura o NIS 24 horas se ele se candidatar e se reeleger em 2016, isso porque é pouco provável que o local reabra ao público antes de 2017.

Conforme explicou a SMCS, parte dos projetos que embasarão a reforma do NIS está sendo feito pela Secretaria Municipal de Planejamento (SMPL) com base num levantamento arquitetônico feito por uma empresa terceirizada. É somente após esse trabalho da SMPL que a Prefeitura irá contratar os projetos complementares (elétrico, hidráulico, prevenção de incêndio e outros) para obra. Concluída esta etapa será necessário abrir uma nova licitação, desta vez para contratar a emprei­teira que executará a reforma propriamente dita. Ainda ajudam a tardar essas etapas o fato de obras em unidades de saúde ser cheia de especificidades técnicas exigidas por órgãos de vigilância sanitária e outros.

Sem condições

Para quem não se recorda, a decisão de fechar o NIS 24 horas foi tomada após uma notificação da Vigilância Sanitária, que encontrou diversas irregularidades no local, as quais – inclusive – poderiam colocar em risco a saúde dos pacientes que, por ironia da situação, procuravam a unidade justamente porque estavam com a saúde em risco.

Com o NIS 24 horas fechado, o atendimento de urgência e emergência da cidade para adultos está concentrado na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), localizada no jardim Planalto. Já as crianças são aten­didas no Pronto Atendimento Infantil (PAI), que fica nas instalações do antigo Hospital São Vicente de Paulo.

Texto: Waldiclei Barboza / FOTO: Everson Santos

Compartilhar
PUBLICIDADE