A partir da próxima segunda-feira, 11 de abril, uma antiga reivindicação dos moradores de Araucária deixará de existir! Isto porque a cidade passará a ter uma linha de ônibus conectando diretamente o Município a cidade de Fazenda Rio Grande pelo bairro Caximba.

O anúncio da nova linha foi feito esta semana pela Coordenação da Região Metropolitana (Comec), responsável pelo transporte coletivo metropolitano. A linha ganhou o prefixo L11 – Terminal Araucária/Terminal Fazenda Rio Grande, fazendo a conexão direta entre os terminais centrais de ambas as cidades.

A nova linha sairá do Terminal Central de Araucária, virá pela rua Pedro Druszcz, descerá pela Manoel Ribas, acessando a Minas Gerais e depois a Costa e Silva, até chegar em Curitiba pela Caximba e de lá seguir para o terminal Central de Fazenda Rio Grande.

Segundo o diretor-presidente da Comec, Gilson Santos, a linha é uma conexão inédita para os moradores da região e cria uma alternativa que busca diminuir o número de usuários da linha F03 – Fazenda Direto. “Uma das principais linhas do sistema metropolitano hoje é a F03, que faz conexão com o Terminal do Pinheirinho. Nos horários de pico temos ônibus saindo de dois em dois minutos nesta linha. Uma demanda extremamente alta e que está quase no seu limite. Sabemos, porém, que muitos destes usuários vão até o Pinheirinho para fazer a conexão com as linhas de Araucária e nosso objetivo é desviar este fluxo de passageiros, criando uma ligação direta entre os dois municípios”, destaca.

A existência dessa demanda, segundo a Comec, foi identificada por meio da pesquisa de origem e destino contratada pela Comec em 2021 e realizada pela Fundação de Estudos e Pesquisas Socioeconômicos – Fepese. “Este foi um amplo e importante estudo que contratamos e que começa a dar os primeiros resultados. Quem ganha é a população que passa a contar com novas opções e conexões. Outros estudos estão em andamento com base nos dados apresentados pela Fepese e em breve outras mudanças deverão ser anunciadas”, garante.

Passagem metropolitana

Como se trata de uma linha sob gerenciamento da Comec, a tarifa custará R$ 4,75 pelo Cartão Metrocard e de R$ 5,50 em dinheiro. As empresas responsáveis pelos ônibus serão a Leblon Transporte e Araucária. Inicialmente os horários disponíveis estarão concentrados nos momentos de pico, ou seja, início da manhã e final da tarde, operando apenas em dias úteis.

Nos primeiros dias de operação a Comec acompanhará a demanda de usuários por meio de seus fiscais para realização dos ajustes necessários, havendo possibilidade inclusive de reforço nos horários, dependendo da demanda apresentada.

No Terminal de Araucária será possível a integração custeada pela Prefeitura

Embora o degrau tarifário da nova linha seja o da Comec, os passageiros de Araucária poderão se beneficiar pela integração custeada pela Prefeitura de Araucária caso embarquem no terminal central. Assim, quem pegar qualquer linha alimentadora do TRIAR e for até o terminal central não precisará pagar uma segunda passagem para acessar a nova linha.

Da mesma forma, no trajeto de volta, quem embarcar na nova linha e vir até o Terminal Central de Araucária poderá acessar as linhas do TRIAR sem a necessidade de pagar uma segunda passagem.

Abaixo, os horários de saída da nova linha

Saídas do Terminal de Araucária: 05h, 05h25, 05h55, 06h20, 06h45, 07h10, 07h40, 08h05 – 16h20, 16h45, 17h10, 17h40, 18h05, 18h30, 18h55 e 19h25. Saídas do Terminal de Fazenda Rio Grande: 05h,05h25, 05h50, 06h15, 06h45, 07h10, 07h35, 08h – 16h15, 16h45, 17h10, 17h35,18h, 18h30, 18h55 e19h20.

Foto – divulgação

Texto: Waldiclei Barboza

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM

Pablo Rosales é campeão brasileiro de jiu jitsu

O araucariense Pablo Rosales, 15 anos, aluno do colégio metropolitana, se consagrou campeão no Campeonato Brasileiro de Jiu Jitsu, organizado pela Confederação Brasileira (CBJJ). O

Compartilhe

Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp