
A Prefeitura de Araucária tem focado no aumento de número de vagas em escolas e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). No âmbito escolar, segundo dados da Secretaria Municipal de Educação, só neste ano já foi entregue a Escola Municipal Prof. Arlindo Druszcz (no Jardim Arvoredo), a Escola Ambrósio Iantas (no Capela Velha) e os acabamentos da Escola Pedro Biscaia (no Campina da Barra) estão em fase final, precisando ainda passar pela demolição da estrutura antiga e construção da quadra poliesportiva. As duas entregas estão previstas para o final de 2020.
Na Educação Infantil, entre reformas, ampliações e construções, 22 unidades educacionais foram contempladas com obras recentemente. Ainda de acordo com a SMED, são 13 novos CMEIs, responsáveis por 2600 novas vagas, sendo que 5 já foram entregues e iniciaram as atividades: Norma Von Berneck, Jihadi, Tereza De Benguela, Célia Bialeski, Veronica/Marcelino.
O CMEI São Francisco, que é o mais antigo do município, precisava de uma atenção especial. No Tupy, a comunidade cresceu e o espaço do CMEI se tornou pequeno. No Tietê, região rural, os moradores também tiveram suas solicitações atendidas. Além do novo CMEI em construção, os acessos viários estão mais iluminados .
O CMEI Dona Rosa está na fase de acabamento final da obra. Faltam apenas detalhes como retoques em pintura e limpeza final da obra. Os CMEI’s Tupy, Tietê São Francisco estão ainda em fase de construção propriamente dita. O CMEI Tereza de Benguela (Arvoredo) está concluído desde fevereiro, no terreno ao lado fica a Escola Municipal Prof. Arlindo Druszcz. Essas duas unidades formaram um complexo educacional em uma região extremamente carente da cidade.
Cristiane Fernandes, trabalhava em mercado e agora com o filho no CMEI pretende voltar para a antiga profissão. O filho, Matheus, de 1 ano e 4 meses, está matriculado no CMEI Tereza de Benguela para passar o dia todo, a três quadras de casa. Quando a outra filha, Mariana, ainda era bebê, a mãe precisava empurrar o carrinho a pé até o CMEI mais próximo, que fica no Industrial.
“Andando levava uns 40 minutos. Era pesado, mas era necessário, podia ir trabalhar tranquila. Elas tratam meus filhos como se fossem delas. A Mariana já está no período escolar, só que está matriculada em outro bairro, vou tentar transferir ela para a nova escola do Arvoredo. Um prédio fica do lado do outro, facilitaria para mim”, relata. Cristiane ainda reparou na estrutura dos dois prédios, que em sua opinião, ficaram alegres e aconchegantes.
As novas Escolas
1. Arlindo Jardim Arvoredo (entregue)
2. Pedro Biscaia (finalizando)
3. Ambrósio (finalizando)
CMEIs já entregues
1 Capinzal
2 Gilca – reforma total com adaptação para CMEI
3 Maria Izabel – Esperança
4 Novo CMEI Jihadi – Costa e Silva
5 Novo CMEI Tereza de Benguela – Arvoredo
6 Novo CMEI Professora Celia Bialeski – Hermon
7 Novo CMEI Norma von Berneck- Ambrósio
8 Novo CMEI Veronica
Bohaemko Daneliu/ Marcelino (fazendo matrícula)
9 Ampliação CMEI Maranhão
10 Ampliação CMEI Plínio
11 Ampliação CMEI Jardim do Conhecimento
12 Ampliação CMEI Santa Clara
CMEIs em obras
13 Novo CMEI Veronica Panek Hass/Dona Rosa (fazendo matrícula)
14 Novo CMEI Bronilda/Moteleski (finalizando)
15 Novo CMEI Condor Shangai
16 Novo CMEI Tupy (entrega prevista 2021)
17 Novo CMEI Filomena Resner/ Tietê (entrega prevista 2021)
18 Novo CMEI São Francisco (entrega prevista 2021)
19 Ampliação CMEI Cachoeira
20 Ampliação CMEI Califórnia
Texto: Agência de Notícias do Paraná
Foto: Carlos Poly