Em nossa vida tudo tem a hora certa de acontecer, cada etapa tem momentos esperados, como ir para escola quando somos crianças. Entretanto, algumas pessoas não vivenciaram esse momento, mas o desejo de aprender a ler o mundo através das palavras é um sonho que se concretiza somente na idade adulta, assim, a expressão “nunca é tarde para aprender” tem um significado muito maior para aqueles que não tiveram acesso à escola na idade certa.

Vivemos numa sociedade que valoriza muito a educação formal, a pessoa que não lê, encontra muitas dificuldades ao longo da vida. Embora voltar a estudar depois de adulto exija muito esforço, o prazer de aprender, com certeza, é muito gratificante. Como já ouvimos por aí, o conhecimento não ocupa espaço e nos acompanha para sempre, abrindo muitas oportunidades, ainda melhora a autoestima e, como dizem os cientistas, faz muito bem para o cérebro.

Aprender ao longo da vida é um direito de todo cidadão e dever do Estado garantir condições de acesso a esse direito. Dessa forma, em Araucária, a Secretaria Municipal de Educação oferta a Educação de Jovens e Adultos (EJA), modalidade de ensino que tem como finalidade atender os indivíduos que foram privados da escolarização na idade adequada e que, indiscutivelmente, têm direito ao domínio dos saberes e conhecimentos necessários para bem exercer a cidadania. A EJA atende a população com idade superior a 15 anos que não teve acesso à escola ou desistiu dos estudos precocemente.

A Rede Municipal de Ensino de Araucária oferta a Educação de Jovens e Adultos para os anos iniciais do Ensino Fundamental – 1º ao 5º ano, antiga 1ª a 4ª série. Esse atendimento ocorre na forma presencial nas escolas municipais, sendo a maioria no período noturno, com algumas turmas atendendo em período diurno.

Aprender a ler e escrever, aprofundar seus conhecimentos sobre o mundo é para muitos um sonho que teve de ser adiado. Contudo, nunca é tarde para realizá-lo, por isso se você deseja ou precisa voltar a estudar ou, ainda, se conhece alguém que deseja fazê-lo socialize estas informações e prepare-se para realizar sua matrícula e em 2022 iniciar uma nova etapa da sua vida.

Não esqueça: a escola é espaço para a apropriação/construção dos saberes e conhecimentos necessários para o pleno exercício da cidadania.

Atenção: As matrículas para os estudantes da Educação de Jovens e Adultos para o ano de 2022 serão realizadas no período de 13/10 a 19/11, nas escolas municipais. Maiores informações com a coordenação da Educação de Jovens e Adultos na SMED, pelo ramal 3614-7408.

Texto: Cleusa Dalla Vecchia – Coordenadora da EJA

Publicado na edição 1283 – 14/10/2021

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM

Acolhimento aos imigrantes na educação

A vinda de imigrantes tem sido percebida nos diferentes espaços do município de Araucária. Essas pessoas enfrentam dificuldades diariamente, como a distância de sua família,

30 anos de Clube de Ciências Augusto Rushi

O Clube de Ciências Augusto Ruschi (CCAR) completou recentemente 30 anos de atividades científicas desenvolvidas voltadas à comunidade escolar e à população. Rumo aos 31

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

O dia 2 de abril foi instituído pela ONU, em 18/12/2007, como o “Dia Mundial de Conscientização do Autismo”, sendo incluído no calendário nacional, pela

Compartilhe

Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp