Pesquisar
Close this search box.

Oficiais vão atuar no controle de animais

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Três funcionários da Secretaria Municipal de Saúde de Araucária receberam capacitação para exercer atividades no CCZ – Centro de Controle de Zoonoses, através do curso de FOCA – Formação de Oficiais de Controle Animal.

As aulas foram realizadas no período de 13 a 17 de outubro em Guarulhos (SP) e o objetivo foi capacitar os profissionais para o manejo adequado de cães e gatos durante as atividades de captura, remoção, transporte, desembarque e internação nos CCZ, visando diminuir os riscos à saúde dos funcionários, o bem-estar do animal e a melhoria da imagem desses órgãos junto à comunidade.

“O Oficial de Controle Animal é antes de tudo um educador especializado em manejo e comportamento animal e sua missão não se restringe somente ao recolhimento de animais”, explica o coordenador do CCZ de Araucária, Antonio Pestana. Ele destaca que o oficial deve ter o envolvimento da comunidade, trabalhar a relação homem-animal, saber o elo entre a violência humana e a crueldade contra o animal e desenvolver uma educação humanitária (respeito a todas as formas de vida), principalmente à comunidade e aos animais.

Os funcionários Wagner Silvério da Silva, Jacqueline Martins e Osmair José Kava discutiram no curso temas sobre o controle animal, comportamento, educação, comunicação corporal e manejo animal, programas de controle de população de cães e gatos, técnicas para captura e imobilização, assim como apresentação dos equipamentos apropriados. “Foi discutida ainda a importância em manejar bem o animal, garantindo a segurança da equipe, da população e do próprio animal, facilitando sua socialização posterior”, comentam os novos oficiais.

Pestana salienta que, “com uma profissão tão importante, porém difícil e perigosa, os oficiais de Controle Animal saíram motivados, carregando, além do canudo com o certificado e o distintivo no uniforme novo, ganho por terem finalizado o curso, a certeza de que podem e devem fazer melhor”.