Araucária lançou novamente uma campanha voltada ao público feminino, que faz um alerta sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, doença que mais mata mulheres em todo o mundo. Várias outras orientações sobre cuidados com a saúde serão reforçadas na campanha Outubro Rosa como, por exemplo, orientações sobre autocuidado e prevenção do câncer de colo de útero.
Nas unidades básicas de saúde serão realizados exames clínicos das mamas, independente de quando tenha sido solicitada a última mamografia e será incentivada a realização do Papanicolau, exame preventivo do câncer de colo de útero. Nos casos em que houver alguma alteração, a paciente será encaminhada para consulta com um ginecologista ou para outros exames.
Nas unidades de saúde, profissionais da rede pública participarão de treinamentos e abordarão questões como qualidade de vida e planejamento familiar às pacientes.
Experiências
Um encontro está marcado para a próxima sexta-feira, dia 11, das 13h30 às 17 horas, no Centro de Convivência Ulysses Guimarães. Neste evento, mulheres darão depoimento sobre suas histórias de superação do câncer.
Duas palestras estão confirmadas para este encontro: uma com médico Isaque Mitsugui Kaieda e outra com a fisioterapeuta Maria Isabel Ricardo. A formação ocorre em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS) e a Associação de Proteção à Maternidade e à Infância (APMI).
Trabalhos educativos sobre a saúde da mulher também serão realizados em escolas, centros de educação infantil, empresas, comércio em geral e em grupos de saúde.