Compartilhe esta notícia
Pedagoga do Colégio Marista orienta pais na escolha da escola dos filhos - notícias da Comercial Geral  - O Popular do Paraná
Colégio Marista Sagrado Coração de Jesus está de portas abertas para esclarecer todas as dívidas dos pais. Foto: Marco Charneski

Final de ano se aproximando e, com ele, a época de matricular os filhos na escola. Nessa hora, sempre vem a mesma pergunta: “Que tipo de educação quero proporcionar para o meu filho?”. Afinal, o que devo considerar no momento da escolha: ambiente escolar, método de ensino, uniforme, localização? São tantos detalhes que devem ser levados em conta na hora de decidir, que muitas vezes fica difícil saber o que fazer. A coordenadora pedagógica dos anos finais e ensino médio do Colégio Marista Sagrado Coração de Jesus, Rosangela Dambroski dos Santos, afirma que alguns fatores cruciais devem ser levados em conta nesta decisão. “​A maioria dos pais questiona sobre a segurança e a proposta pedagógica que será oferecida aos filhos. Acho muito interessante e importante que os responsáveis se atentem a detalhes quando visitam a escola, como por exemplo, saber qual o método de acompanhamento pedagógico, procedimentos referentes à segurança, organização e espaços de aprendizagens com marcas dos estudantes, formas de relacionamentos entre os colaboradores da escola. Também não esquecer de dar voz para a sua intuição, um excelente indicativo que pode ajudar no processo de escolha”, orienta a pedagoga.

Outro ponto fundamental na hora de optar por uma escola, conforma aponta Rosangela, é o fato de os pais levarem em conta as suas preferências, escolhas e prioridades no momento de optar pela escola para o seu filho. “No entanto, independentemente da idade do estudante, um ambiente com espaços físicos amplos e alegres promovem bem estar e auxiliam no desenvolvimento cognitivo. Tudo isso aliado a uma proposta pedagógica coerente com as legislações e ações protagonistas desenvolvidas pelos estudantes, completam o que é primordial na busca pela educação dos filhos”, aconselha.

Receptividade e acolhimento

Na Rede Marista, os pais encontram suporte na hora de decidir o que é melhor para seus filhos, já que a equipe está sempre aberta e disponível para acolher todas as famílias que procuram o Colégio Marista Sagrado Coração de Jesus. “Para nós, cada família é única e buscamos entender as suas necessidades e expectativas. As visitas ao espaço escolar podem ocorrer tanto virtual, como presencialmente, sendo necessário apenas agendamento prévio. Temos em nosso colégio a Central de Relacionamento, que faz uma Rota de Valores com as famílias, não somente apresentando um espaço físico, mas os significados e sentidos de nossas práticas educativas”, esclarece a pedagoga.

Ela ressalta que a proposta de ensino do Marista está baseada em pilares que articulam o que há de melhor, em diferentes abordagens de aprendizagens. “No Sociointeracionismo, o desenvolvimento histórico acontece do social para o sujeito em sua singularidade. O ser humano só adquire cultura, linguagem, desenvolve o raciocínio se estiver inserido no meio com os outros. Da abordagem tradicional valorizamos o lugar histórico dos conhecimentos e a sua forma de aplicação. E do Humanismo, pegamos a força de uma educação que se une à evangelização, que corresponde às demandas da realidade dos estudantes e pressupõe o exercício do amor, da solidariedade e da constante busca por práticas criativas e significativas, que atendam às exigências formativas de um ser humano”, elucida.

Em tempos de pandemia, os cuidados e o método de ensino adaptado às novas condições, oferecidos pela escola, também podem pesar na escolha por parte dos pais. No Marista, por exemplo, as aulas presenciais foram suspensas no dia 20 de março, mas no dia 23, os estudantes já acompanhavam as aulas remotamente. “Não foi uma tarefa fácil essa necessária adaptabilidade ao ensino remoto. No início tivemos que optar pelos atendimentos individuais às famílias e aos estudantes, auxiliando-os em suas dificuldades e especificidades. Aos poucos, todos foram superando e avançando nas ações virtuais, tornando-as parte do seu cotidiano. Com o passar dos dias, o ensino remoto nos proporcionou uma série de ações e parcerias, que presencialmente seriam muito mais difíceis de ocorrerem, como por exemplo, as reuniões virtuais com as famílias, palestras e formações com os estudantes, trocas entre escolas/estudantes da rede Marista de diferentes estados em tempo real, bate-papos com estudantes, autores e convidados especiais de diferentes locais do Brasil. Caso o retorno às aulas em 2021 se mantenha remotamente, daremos continuidade às ações já desenvolvidas esse ano, com muitas novidades, aprimorando cada vez mais o processo educativo”, garante Rosângela.

​O Colégio Marista Sagrado Coração de Jesus também se destaca por apresentar possibilidades de aprendizagens cada vez mais cuidadosas, críticas e criativas. “O nosso diferencial compõe uma proposta aliada a um projeto de vida, construído desde a Educação Infantil, pautado em valores, desenvolvimento das habilidades socioemocionais e no protagonismo de nossos estudantes, por meio da prática de projetos de investigação, intervenção científico-social com a utilização de recursos digitais de aprendizagem, aceleradores de conhecimentos e práticas da solidariedade”, conclui a coordenadora pedagógica.

Serviço

Se você ficou interessado em conhecer mais sobre o Colégio Marista Sagrado Coração de Jesus, seu método de ensino e suas propostas pedagógicas em tempos de pandemia, entre em contato pelo fone (41) 3614-3200, Whatsapp (41) 99193-4771 ou e-mail colegiosagrado@colegiosmaristas.com.br. O horário do atendimento plantão é das 8h às 17h30.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1242 – 10/12/2020

Compartilhe esta notícia