Pesquisar
Close this search box.

Pelotão Verde apreende aves silvestres mantidas em cativeiro

Foram recuperados cinco pássaros silvestres
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Pelotão Verde apreende aves silvestres mantidas em cativeiro
Foram recuperados cinco pássaros silvestres

 

O Pelotão Verde da Guarda Municipal, enquanto realizava patrulhamento pelo jardim Dalla Torre, bairro Boqueirão, localizou alguns pássaros silvestres que estavam sendo mantidos em cativeiro.

O dono da residência, Orlando Schastch Vitorino, foi noticiado a comparecer a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA) para esclarecimentos, além de ser multado conforme Lei nº 9605/98, que dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente.

No local, os guardas localizaram três trinca-ferros, 2 coleiros, 1 tico-tico, 3 canários-terra e alguns alçapões. As aves foram encaminhadas ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e durante consulta foi verificado que um dos pássaros estava com anilha adulterada. Ou seja, um pássaro da espécie trinca ferro, na verdade era um pássaro preto.

ANTECEDENTE

Foi verificado que Orlando já tinha passagem pela polícia por crime ambiental de caça de espécie silvestre da fauna brasileira.
Em 2011, a Polícia Rodoviária Federal registrou um boletim de ocorrência em Tijucas do Sul durante um bloqueio na BR 376, no qual Orlando transportava em sua motocicleta três pássaros silvestres, sendo 2 curiós e 1 coleirinho.

Na época, ele foi levado ao Posto Ambiental da cidade onde foi autuado administrativamente. Já os pássaros, por estarem em boas condições, foram soltos conforme Termo de Soltura.

 

Foto: divulgação

Publicado na edição 1121 – 12/07/18