A ampliação do terminal de ônibus da Vila Angélica é uma necessidade urgente. O terminal atende 18 linhas municipais e cinco metropolitanas, com um fluxo de cerca de 30 mil passageiros diariamente, incluindo idas e vindas. Segundo o superintendente do Transporte Coletivo de Araucária, Wilmer Jacó da Silva, os estudos para ampliar o espaço começaram em 2017, quando ocorreram algumas mudanças no sistema de integração. “O terminal precisa desta ampliação, mas isso demanda um estudo bem mais amplo, que envolve outras questões. Por exemplo, existe um projeto em andamento na Prefeitura para implantar mudanças no trânsito no seu entorno, com intuito de promover a ampliação das vias e melhorar o fluxo dos ônibus e demais veículos”, explica.
Wilmer salienta que outro projeto seria a extensão do terminal, a partir da instalação da estação de transferência, que foi retirada da Avenida Manoel Ribas (esquina com a avenida Victor do Amaral), o que ajudaria a desafogar o movimento crescente de passageiros. “Ainda não tem nada confirmado, mas estamos trabalhando para isso”, esclareceu.
No Centro
Mudanças no Terminal Central também são objeto de estudos. Com a saída da feirinha gastronômica, um projeto de urbanização está sendo pensado para aquele espaço. “A reforma e a revitalização do terminal e no seu entorno estão entre os planos, pois a proposta é garantir mais segurança e comodidade aos usuários. Assim como as mudanças nas linhas de ônibus, lembrando que não estamos cortando linhas do TRIAR, mas ampliando a oferta para a população”, pontuou Wilmer.
Texto: Maurenn Bernardo
Publicado na edição 1147 – 24/01/2019