O Procon Araucária identificou e autuou 11 postos de combustíveis da cidade que aumentaram o preço do diesel e da gasolina, antes mesmo que o ajuste anunciado pela Petrobras na quinta-feira, 10 de março, começasse a valer. A diretora do Procon local, Sâmara Arruda, explicou que o novo valor não deveria impactar os consumidores já neste primeiro momento, pois o aumento era para as distribuidoras e entraria em vigor somente a partir da sexta-feira, 11.  

“Recebemos muitas denúncias de consumidores e ainda na quinta-feira (10), nossa equipe de fiscalização já percorreu e autuou alguns estabelecimentos que tinham sido alvo de denúncias”, disse. E na sexta-feira, dia 11, segundo ela, foram notificados todos os postos que estavam aplicando o reajuste antecipadamente.

“Muitos alegaram que as distribuidoras já estavam vendendo combustíveis com o preço novo e eles estavam repassando isso ao consumidor final. Por isso, os proprietários só foram notificados, porém solicitamos a esses estabelecimentos o histórico de preços, notas fiscais de entrada e saída. Após a apresentação dessa documentação, que deverá ocorrer até o final desta semana, se entendermos que a justificativa não é plausível e for constatada a irregularidade, aplicaremos multas”, explicou Sâmara.

Denuncie

O PROCON Araucária reforça a importância da participação dos consumidores na denúncia de práticas e situações que violem os direitos. As denúncias podem ser feitas pelos telefones:  0800 643 2834 ou 3614-1786 ou ainda pelo e-mail [email protected]

Foto – Emanoel dos Santos

Texto: Assessoria

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM

Compartilhe

Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp