O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) é a versão brasileira do programa norte-americano Drug Abuse Resistence Education (DARE), criado em 1983. Em 1992, o Proerd chega ao Brasil, inicialmente no Rio de Janeiro e atualmente é realizado em todo território nacional.
Em Araucária, o Proerd é realizado desde o ano 2000 e milhares de estudantes dos quintos anos do Ensino Fundamental já participaram do programa.

As aulas são ministradas por instrutores capacitados pedagogicamente pela Polícia Militar do Paraná. Atualmente, dois policiais ministram as aulas do Proerd nas unidades educacionais do município de Araucária, o 2º Sargento Maurício Lopatiuk e o 3º Sargento Elizeu Gomes Terra. São eles que transmitem informações sobre o uso de drogas, seus malefícios e como tomar decisões assertivas, reflexivas e responsáveis sobre o tema. Sendo assim, as aulas buscam mostrar aos estudantes como se distanciar de más companhias, a evitar a violência, a resistir às pressões diretas ou indiretas vindas de pessoas com más intenções e a sempre acionar os pais ou responsáveis quando precisarem de ajuda ou apoio.

A Secretaria Municipal de Educação realiza o Programa em parceria com a Polícia Militar do Paraná, subsidiando todo o material utilizado: o Livro do Estudante Proerd “Caindo na real”, o certificado de participação e uma camiseta que é utilizada na formatura.

Todos os anos, cerca de dois mil alunos participam dos encontros que duram dez semanas e aprendem a desenvolver, de forma reflexiva e consciente, habilidades para resistir à pressão da oferta de drogas e uso da violência. Com uma proposta dinâmica e lúdica, os momentos são muito aguardados pelos estudantes nas unidades educacionais.

A formatura, muito esperada pelos alunos formandos do Proerd, é realizada com muito carinho e conta sempre com a participação de professores, familiares e demais integrantes da comunidade escolar. No evento, os alunos fazem o juramento de se manterem longe das drogas e da violência, e também cantam a música tema do Programa, a Canção do Proerd.

Em 2022, o Proerd completa 22 anos no município de Araucária, e as aulas do Programa serão retomadas presencialmente no mês de março. Ano de muita alegria para todos os envolvidos, pois cerca de 45 mil alunos araucarienses já participaram do programa que tem por objetivo transmitir uma mensagem de valorização à vida, e da importância de manter-se longe das drogas e da violência.

Texto: Prof.ª Karen Cristiane Kampa – Departamento de Articulação Pedagógica

Publicado na edição 1302 – 10/03/2022

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM

Acolhimento aos imigrantes na educação

A vinda de imigrantes tem sido percebida nos diferentes espaços do município de Araucária. Essas pessoas enfrentam dificuldades diariamente, como a distância de sua família,

30 anos de Clube de Ciências Augusto Rushi

O Clube de Ciências Augusto Ruschi (CCAR) completou recentemente 30 anos de atividades científicas desenvolvidas voltadas à comunidade escolar e à população. Rumo aos 31

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

O dia 2 de abril foi instituído pela ONU, em 18/12/2007, como o “Dia Mundial de Conscientização do Autismo”, sendo incluído no calendário nacional, pela

Compartilhe

Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp