Projeto social do Jatobá F. C. recebe recursos do FIA

Os garotos do projeto terão mais incentivos para treinar
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Os garotos do projeto terão mais incentivos para treinar
Os garotos do projeto terão mais incentivos para treinar

Em novembro do ano passado a Prefeitura de Arau­cária assinou o termo de convênio que autorizou a liberação de aproximadamente R$100 mil em recursos do Fundo da Infância e Adolescência Municipal (FIA) para auxiliar no desenvolvimento de quatro projetos sociais existentes no município. Entre as três entidades que dividiram a verba está a Associação Veteranos Jatobá Futebol Clube, com seu projeto social De Olho no Futuro.

O investimento vai beneficiar cerca de 100 participantes do projeto, que funciona no período do contraturno escolar e incentiva a prática esportiva. “Muita gente não acreditava, mas conseguimos essa verba. Para nós é uma vitória, pois ajudará na compra de redes, cones, bebedouros, bolas, uniformes, medicamentos, materiais de limpeza, entre outros”, comemora o presidente da associação, Luiz Carlos Tavares.

Segundo ele, os recursos já foram depositados e a associação está fazendo orçamentos e discutindo qual a melhor maneira de aplicar a verba. “Esperamos que com esta iniciativa, possamos abrir caminhos para outros projetos, já que em Araucária existem muitos precisando de apoio”, comentou.

Tavares ressaltou que atualmente o projeto está atendendo cerca de 100 crianças a partir de 9 anos, no entanto, a associação já está cadastrando novos alunos, que integrarão as categorias Sub- 9, Sub-11, Sub-13, Sub-15 e Sub-17. “Estamos com dois professores voluntários, o Didio e o Fofão, além de outras pessoas que nos dão apoio. O projeto tem tudo para crescer”, disse Tavares.

Fiscalização

A Prefeitura confirmou que a verba foi liberada em dezembro e sua destinação é fiscalizada pelo Núcleo Administrativo Financeiro da Secretaria Municipal de Assistência Social, Comissão do FIA, Ministério Público e pelo Tribunal de Contas.

Disse ainda que o acompa­nhamento ocorre conforme o Sistema Integrado de Transferência vai sendo abastecido com dados sobre a utilização do recurso e por soli­citação de informações dos órgãos fiscais. A destinação deve estar de acordo com o projeto prévio apresentado para liberação da verba.

Um projeto que está dando certo!

O projeto social De Olho no Futuro nasceu no início dos anos 2000 com a finalidade de retirar das ruas do Jardim Jatobá e redondezas, as crianças e adolescentes que não tinham o que fazer no contraturno escolar. Com isso, surgiu a ideia de montar uma escolinha de futebol de campo num espaço vazio existente no bairro e que já era utilizado para a prática do futebol e para reunir amigos nos finais de semanas.

“Como a ideia deu certo, mais e mais crianças apareceram e a coisa toda cresceu e se tornou um grande projeto infanto-juvenil, somando hoje mais de 100 crianças inscritas. Como entidade não– governamental, somos registrados no Conselho Municipal dos Direitos das Crianças e do Adolescentes– CMDCA desde 2014. Também temos apoio da Prefeitura, que nos diplomou com o título de utilidade pública desde 2014. Temos ainda o apoio de pequenas empresas e do comércio local”, disse Tavares.

Ele conta que com o crescimento do projeto foi necessário pensar em como conseguir materiais esportivos (bolas, chuteiras e uniformes) a preço de custo, para atender as crianças. “Como as bolas furavam muito e se perdiam nos campos por onde jogávamos, tivemos a ideia de recolher óleo usado e transformá-lo em bolas. Assim, ao mesmo tempo, evitamos que as famílias e o comércio joguem no lixo comum o óleo que não se usa mais, assim como ajudamos a limpar e melhorar o meio ambiente, além de conscientizar as crianças de hoje a serem bons adultos amanhã. Dessa forma, nunca mais faltou bola para os treinamentos e jogos, e ainda conseguimos a parceria do comércio e empresas locais”, finalizou Tavares.

Texto: Maurenn Bernardo / Foto: Everson Santos

Compartilhar
PUBLICIDADE