Com o retorno das aulas presenciais nas escolas públicas municipais, a Secretaria Municipal de Educação de Araucária (SMED) organizou estratégias para o ano letivo de 2022, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), para orientar os profissionais sobre como proceder em relação ao aparecimento de casos da doença causada pelo coronavírus.

No dia quatro de fevereiro, foi realizada uma reunião com representantes das diversas unidades educacionais. Na ocasião, estiveram presentes aproximadamente 80 profissionais de educação. As orientações foram baseadas na Nota Orientativa nº 03/2021, da Secretaria de Estado da Saúde (SESA/PR), a qual tem a finalidade de instruir na identificação e controle de casos de Covid-19 em instituições de ensino.

Também foram discutidas as medidas a serem adotadas pelas unidades educacionais e pelas famílias, elaboradas a partir das Resoluções da SESA/PR. Entre elas, destaca-se a importância da vacinação infantil.
Com base nas orientações, esses profissionais estão atuando como pontos focais em seus locais de trabalho, sendo uma referência para a comunidade escolar comunicarem o aparecimento de sinais e sintomas de Covid, bem como identificar os contatos próximos para rastreamento, quando for necessário.

A partir da reunião foram estabelecidos canais de comunicação com a Secretaria Municipal de Educação, para que as informações dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), Escolas e Centros Municipais de Atendimento Especializado (CMAAEs) sejam passadas aos Departamentos de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação Especial, para monitoramento e acompanhamento dos casos.

As orientações são dinâmicas e podem se modificar a qualquer momento, conforme o cenário epidemiológico, por isso as dúvidas dos profissionais e as situações individualizadas de cada unidade educacional, que requeiram conhecimentos especializados na área, são encaminhadas para a SMSA. Esta que se coloca sempre à disposição para esclarecer as dúvidas vindas das unidades educacionais. O controle da pandemia é uma tarefa coletiva e depende do envolvimento de toda a comunidade escolar.

Texto: Equipes de ensino-SMED

Publicado na edição 1301 – 03/03/2022

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM

Acolhimento aos imigrantes na educação

A vinda de imigrantes tem sido percebida nos diferentes espaços do município de Araucária. Essas pessoas enfrentam dificuldades diariamente, como a distância de sua família,

30 anos de Clube de Ciências Augusto Rushi

O Clube de Ciências Augusto Ruschi (CCAR) completou recentemente 30 anos de atividades científicas desenvolvidas voltadas à comunidade escolar e à população. Rumo aos 31

Dia Mundial da Conscientização do Autismo

O dia 2 de abril foi instituído pela ONU, em 18/12/2007, como o “Dia Mundial de Conscientização do Autismo”, sendo incluído no calendário nacional, pela

Compartilhe

Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp