Na noite de quinta-feira, 1º de maio, uma equipe da Guarda Municipal foi acionada pela central após uma denúncia de furto em andamento na usina de energia Brafer, localizada na PR-423, com relatos de disparos de arma de fogo. Ao chegarem ao local, os agentes fizeram contato com o vigilante da empresa, que havia acionado a GMA após perceber a invasão pelas câmeras de segurança.

Os agentes realizaram buscas nas áreas de mata próximas à usina, e um dos indivíduos, identificado como Bruno, foi localizado escondido a poucos metros dali. Durante sua condução até a viatura, ele informou que outras duas pessoas estavam com ele, um homem e uma mulher, e haviam se separado para aguardar o veículo da fuga.

Paralelamente, outra equipe encontrou na mata fios de energia que haviam sido deixados pelos suspeitos. Pouco depois, o veículo com os suspeitos, identificados como Orlandina e Jonatha, apareceu na via de acesso à usina e foi abordado, confirmando as informações recebidas. Dentro do automóvel estavam os dois ocupantes com as características apontadas, além de cerca de 50 metros de fios e algumas ferramentas.

Durante o deslocamento à delegacia, um quarto indivíduo, identificado como Waldomiro, foi localizado no acostamento da rodovia PR-423. Ele possuía as características visíveis nas imagens de segurança e confirmou participação na tentativa de furto.

Todos os detidos, juntamente com os materiais apreendidos e o veículo, foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil para os procedimentos legais.