Ruas serão interditadas durante passagem da tocha

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

tochaO revezamento da tocha olímpica em Araucária implicará em mudanças no trânsito na manhã de sexta-feira, 15 de julho. Órgãos de segurança e de trânsito do Município, do Estado e da União montaram um grande esquema para não comprometer o tráfego de veículos por muito tempo. A proposta é garantir a segurança de motoristas e pedestres no período do evento e liberar a via logo após a passagem da chama olímpica. O trânsito será bloqueado apenas alguns minutos antes de o revezamento passar e será liberado na sequência. Desde a zero hora de sexta-feira, 15 de julho, até o momento do evento, não será permitido o estacionamento de veículos nas vias que estão no trajeto, conforme o decreto 29909/2016. Quem infringir as normas, poderá ter o carro guinchado.
O trajeto em Araucária foi definido pela organização nacional do revezamento e começa na Rua Roque Saad (às 11h13), no cruzamento com a Prefeito Aleixo Grebos (região do CSU), e entra na rua Agrimensor Carlos Hasselmann sentido Centro. O percurso segue pela avenida Dr. Victor do Amaral, contorna a Praça Vicente Machado, desce a rua João Pessoa e entra na Coronel Antonio Xavier. O próximo trecho é na rua Pedro Druszcz até chegar a Avenida Archelau de Almeida Torres, passando pela Espírito Santo e Rua Ceará, quando entra no Parque Cachoeira, ponto final do percurso.
No total, serão quase 7 km a serem percorridos por 33 condutores, parte destes, moradores da cidade. As vias incluídas no roteiro já estão com faixas informando a interrupção temporária. A Companhia Municipal de Transporte Coletivo (CMTC) também informou que fará alteração de linhas de ônibus em quatro trajetos no período do evento (veja nas tabelas).
Segurança
A segurança da tocha e dos seus condutores é de responsabilidade da Força Nacional. A Polícia Civil, Polícia Militar, Polícias Rodoviárias Estadual e Federal, equipes de trânsito e Guardas Municipais também participam do esquema de segurança nos municípios onde ocorre o evento.
Toda comunidade é convidada a acompanhar o revezamento. Basta ir a uma via onde passará o revezamento a partir das 11h13. A Praça da Bíblia, a Praça Vicente Machado e o Parque Cachoeira estão no percurso. É importante seguir a recomendação para que o cordão de isolamento feito pelos agentes da Força Nacional seja respeitado.
A passagem da tocha é rápida com pequenas paradas apenas para a troca de condutor. No Parque Cachoeira, dependendo do horário de chegada, a chama olímpica deve permanecer até 15 minutos antes de seguir viagem rumo ao município de Campo Largo, próximo destino do revezamento.
Apresentações
Na Praça da Bíblia haverá apresentação antes da passagem da tocha (10h30). Na Praça Vicente Machado, a apresentação de dança ocorre durante o revezamento. Já no Parque Cachoeira, ponto final do revezamento na cidade, as apresentações começam pouco antes da chegada da tocha e logo após. É possível que haja alterações devido a mudanças climáticas.
A Prefeitura entra como parceira no evento, assim como dá suporte a outros eventos da cidade. A maior parte do trabalho é de organizar a logística do percurso, cuidar das apresentações culturais e esportivas que terão no dia ao longo do percurso e mobilizar a população a participar do evento. Os custos do revezamento são de responsabilidade das empresas patrocinador

cmtc