fbpx

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, em 2021 o serviço realizou 6.373 atendimentos, uma média de 531 por mês

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU/192) completou nesta terça-feira, 02 de agosto, 10 anos de atuação em Araucária. Desde então, suas equipes multiprofissionais estão à disposição da população 24h por dia, todos os dias do ano. A data foi comemorada com um bolo oferecido aos colaboradores do serviço, que desempenham um papel fundamental no socorro à sociedade araucariense.

Com uma estrutura composta por três ambulâncias, sendo uma Alfa (suporte avançado à vida) e duas Bravos (suporte básico a vida). O SAMU possui uma equipe formada por cerca de 34 profissionais entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem socorristas e condutores socorristas.

O Ministério da Saúde determina que a quantidade de viaturas do serviço obedeça ao critério populacional estimado. Portanto, cidades com até 450 mil habitantes, como é o caso de Araucária, podem ter somente uma unidade Alfa. A Secretaria de Estado de Saúde já está fazendo um levantamento para uma possível ampliação da frota no município.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), no ano de 2021, o serviço realizou 6.373 atendimentos, uma média de 531 por mês. Somente no primeiro semestre deste ano foram, em média, 566 atendimentos mensais, totalizando 3.401 pacientes socorridos.

Quando chamar o SAMU

O serviço pode ser acionado para atendimentos clínicos, ou seja,

desmaios, falta de ar, dores de cabeça, dores no peito, convulsões, hipertensão, diabetes descompensada e também para emergências clínicas quando o estado de saúde for grave e não tenha sido causado por nenhum fator externo. O telefone do serviço é o 192.

Já para casos como acidentes de trânsito, quedas, ferimentos de arma de fogo ou arma branca, a população deve acionar o SIATE (193).

SAMU completa 10 anos de atuação em Araucária, O Popular do Paraná
Foto – Carlos Poly/SMCS

Texto: Maurenn Bernardo

VEJA TAMBÉM

Valdecir Santos visita prefeito Hissam

O pré-candidato a deputado estadual falou com o prefeito sobre bandeiras que pretende defender na Assembleia Legislativa O pré-candidato a deputado estadual Valdecir Santos esteve

Compartilhe