Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Exames são necessários para detectar o câncer de mama e de colo de útero na fase inicial e aumentar as chances de cura. Foto: divulgação

Em virtude do Outubro Rosa, mês de conscientização contra o câncer de mama e do colo de útero, a Secretaria Municipal de Saúde organizou para o próximo dia 23 de outubro, sábado, um mutirão de exames preventivos (citopatológicos) e agendamentos de mamografias. Quase todas as Unidades Básicas de Saúde de Araucária, urbanas e rurais, irão abrir as portas nesse dia para fazer o atendimento. As exceções são as unidades do Alvorada, Capinzal, Onças, Rio Abaixinho e Boa Vista.

Para participar do mutirão as mulheres precisam agendar um horário previamente com as UBS’s, presencialmente ou por telefone.

Mais vagas

Com o objetivo de diminuir o tempo de espera pelo exame, a Saúde de Araucária ampliou de 200 para 300 as vagas mensais para a realização de mamografias.

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a indicação para realização do exame citopatológico é para mulheres de 25 a 64 anos e a mamografia tem indicação a partir dos 50 até os 69 anos.

Outubro Rosa

De acordo com dados do Ministério da Saúde (MS), o câncer de mama é o tipo mais comum da doença no Brasil, depois do câncer de pele. A estimativa é de que em 2021 sejam 66.280 novos casos no país. A boa notícia é que um em cada três casos da doença pode ser curado se for descoberto logo no início, conforme o INCA (Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva).

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1283 – 14/10/2021

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM