Compartilhe esta notícia

Saúde tranquiliza a comunidade sobre a ação de falsos agentes
Rosemeri é uma agente credenciada pela SMSA

Ao mesmo tempo em que fez um alerta para que a população fique atenta a pessoas diferentes que possam tentar se passar por agentes comunitários de saúde, a Secretaria Municipal de Saúde (SMMA) está pedindo aos moradores que não deixem que o medo tome conta e, consequentemente, os verdadeiros agentes fiquem impedidos de trabalhar e sofram algum tipo de preconceito.


A Saúde orienta que os agentes comunitários de saúde já são conhecidos nas regiões onde desempenham suas funções. Eles usam um uniforme tradicional azul e os munícipes também podem pedir para ver o crachá de identificação da Secretaria de Saúde para ter certeza de que não se trata de alguma pessoa de má-fé.
Ainda de acordo com a SMMA, o agente comunitário de saúde (ACS) é o profissional que compõe a equipe multiprofissional nos serviços de atenção básica à saúde. Esse profissional atua na promoção da saúde e na prevenção de agravos.

A Saúde diz ainda que va­loriza muito o trabalho dessa categoria, pois são profissio­nais que atuam como um elo do sistema de saúde com os usuários. Eles são responsáveis por grande parte das informações coletadas para gerir e administrar as ações de saúde, observando inclusive o contexto onde atuam, já que outros itens podem ter influência nesse âmbito, como questões culturais, sociais e econômicas.

“Por isso pedimos que as pessoas continuem abrindo as portas de suas casas para as agentes comunitárias de saúde. Se a pessoa ficar em dúvida, pode solicitar a identificação do agente. Não há motivo para alarde, pedimos apenas atenção. Até mesmo, só temos elogios para a atuação competente e profissional que os agentes têm exercido em nosso município”, ressalta o diretor do Departamento de Aten­ção Básica do município, Alexandro Radin.

De acordo com a Polícia Civil, nos últimos dias não houve nenhum caso re­gis­trado na­ cidade de algum falsário tentando se passar por agente comunitário de saúde.

FOTO: carlos poly / smcs

Compartilhe esta notícia