SEAIT e a inclusão no mercado de trabalho

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

O trabalho na vida das pessoas com deficiência está relacionado com a sensação de pertencimento, de inclusão, de ser útil, de motivação e de satisfação pessoal, além de se relacionar e interagir com colegas de trabalho, ajudando a derrubar algumas barreiras como o preconceito. A remuneração por elas recebida permite que se tornem economicamente ativas e possam utilizar seu salário para contribuir no sustento da família e de suas próprias necessidades, melhorando significativamente sua qualidade de vida, independência, autoestima e autonomia.
Pensar no acesso da pessoa com deficiência ao trabalho é, antes de tudo, pensar na concretização e garantia de direitos fundamentais, do exercício da cidadania e da responsabilidade de toda a sociedade, em fazer valer o que está posto nas leis que foram conquistadas com muito esforço.
Visando à inclusão das pessoas com deficiência no âmbito corporativo, o Serviço Educacional de Apoio à Inclusão no Trabalho (SEAIT), vinculado ao Departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, tem uma proposta de educação inclusiva, que visa promover a inserção de pessoas com deficiência no mundo do trabalho por meio da integração entre empresas, sociedade civil e poder público. Para isso, busca implementar condições para que essa inclusão seja efetivamente realizada ao eliminar barreiras físicas, sociais e atitudinais na oferta de serviços voltados à formação profissional, à reabilitação, ao encaminhamento ao mundo do trabalho, à educação básica e a serviços de apoio.
No SEAIT são atendidas pessoas com deficiência a partir dos 14 anos sem limite máximo de idade, que apresentem um laudo com CID e documentos pessoais, onde é realizado um cadastro e elaboração de um currículo, para que este seja encaminhado às empresas que buscam cumprir a lei de cotas. Os currículos também podem ser enviados pelo e-mail: seait@educacao.araucaria.pr.gov.br.
O SEAIT realiza processos seletivos, em que representantes de RH das empresas podem realizar entrevistas com pessoas cadastradas, recebendo e analisando currículos, sendo que, neste ano, já foram realizados três processos seletivos com três empresas da região.
Com a intenção de ampliar os encaminhamentos, o SEAIT realizará o cadastramento de pessoas com deficiência para futuros direcionamentos à vagas de emprego e processos seletivos entre os dias 08 a 12 de agosto.
O atendimento acontecerá na SMED: Rua Lourenço Jasiocha nº 2197 – Centro de Araucária, próximo à escola Werka. O atendimento será das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30. Para realizar o cadastro ou atualizar o já existente é necessário a entrega de um currículo.
Independente de ser uma pessoa com deficiência, todas as pessoas desejam trabalhar, buscar um lugar em sociedade, obter bens de consumo, ter autonomia, e, em se tratando de PCDs, o SEAIT entra neste caso, como um caminho possível para auxiliar na transição da unidade educacional para o mundo do trabalho, encaminhando para vagas nas empresas, para cursos profissionalizantes e cursos de aprendizagem, entre outras atividades.
O SEAIT está situado na Secretaria Municipal de Educação, localizada na Rua Lourenço Jasiocha nº 2197, Centro de Araucária, telefone de contato: 3614-7920 e pelo e-mail: seait@educacao.araucaria.pr.gov.br.
Departamento de Educação Especial

Publicado na edição 1323 – 08/08/2023

Compartilhar
PUBLICIDADE