Secretaria de Saúde já aplicou quase 28% das vacinas recebidas | O Popular do Paraná
Compartilhe esta notícia:
Profissionais do HMA estão sendo vacinados esta semana contra a Covid-19. Foto: divulgação

Até esta quarta-feira, 27 de janeiro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) já havia aplicado quase 28% do total de vacinas contra a Covid-19 recebidas do Ministério da Saúde.

De acordo com informações do Departamento de Vigilância em Saúde da Prefeitura, a cidade recebeu até agora duas remessas de vacinas. Uma com 1.195 doses de Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan e outras 815 da AstraZeneca/Fiocruz, totalizando 2.015 unidades.

Como a expectativa pelo início da vacinação contra a Covid-19 era imensa, ao longo dos últimos dias o que não faltou foi morador de Araucária questionando o ritmo em que ocorre a imunização, considerando lento.
Embora haja esse sentimento por parte da população local, o fato é que percentualmente o ritmo de vacinação aqui vem sendo mais célere, inclusive, do que em Curitiba. Só para efeitos de comparação, Araucária recebeu 2.015 doses e havia aplicado até a última atualização 555, o que corresponde a quase 28% do total disponível. Já em Curitiba, o último dado disponível mostrava que o município recebeu 43.540 vacinas, tendo aplicado 7.059 delas, o que equivale pouco mais de 16% das doses disponibilizadas.

O ritmo da vacinação, conforme a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde da SMSA, Alexsandra Tomé, também foi marcado nessa primeira semana da campanha pela necessidade de organização logística dos profissionais envolvidos na imunização e os procedimentos administrativos necessários para a correta prestação de contas das doses aplicadas.

O boletim epidemiológico divulgado esta semana pela Secretaria Municipal traz essas explicações. Por exemplo, ele pontua que no primeiro dia de vacinação houve problema no cadastro dos operadores e vacinadores do Município junto ao Sistema do Programa Nacional de Imunização. É neste sistema que são lançadas todas as informações com relação a quem recebe a vacina. Por conta disso, todos os registros foram manuais, tendo que ser lançados na plataforma posteriormente, o que fez com que a vacinação não ocorresse no ritmo esperado.

Também conforme a SMSA, desde o início desta semana estão sendo escaladas até quatro equipes de vacinadores simultâneas, que estão realizando a vacinação de maneira itinerante. Além disso, outras duas turmas de profissionais da rede municipal de saúde estão recebendo esta semana qualificação específica para trabalhar com a vacinação contra a Covid-19, que deve possibilitar outro “up” na aplicação das doses que já chegaram e nas que estão por vir para Araucária.

Quem já foi vacinado

Até a última atualização, dos 555 vacinados, 506 são profissionais de saúde, 32 são idosos que residem em casas de repouso e outras 17 são funcionários desses locais.

Texto: Waldiclei Barboza

Publicado na edição 1246 – 28/01/2021

Compartilhe esta notícia:


Aproveite, cadastre seu email para receber novidades!

, , , , ,