Pesquisar
Close this search box.

SIFAR e Atendentes Infantis solicitam formação de nova comissão paritária a administração

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

O SIFAR e representantes dos Atendentes Infantis e das Cozinheiras e Serventes estiveram na tarde de quarta-feira no quarto andar para reunião com o Prefeito. Olizandro, mais uma vez não pode estar presente na discussão, mas atenderam as categorias o Secretário de Governo, Ronaldo Martins, e representantes da Secretaria Municipal de Educação (SMED). Foram definidas ações a serem tomadas a fim de reestruturar a carreira destes profissionais da Educação.

No início da reunião o Secretário de Governo explanou os motivos pelo qual o Prefeito determinou que não houvesse recesso nos CMEI’s. Ele afirmou que a administração deveria, desde o início do ano, ter preparado os pais para este momento e que, após a ação civil pública, a situação tomou grande proporção. O Presidente do SIFAR, Vilmar Barão, falou das articulações que podem ser feitas por outras secretarias, como a de Cultura e a de Esporte, durante o período de recesso e de formação continuada para os profissionais da educação, questionando, assim, a omissão da gestão. Após as considerações do SIFAR, Ronaldo disse que essa programação poderá ser feita para o próximo ano.

Representantes da SMED afirmaram que sabem da realidade difícil da educação infantil e que estão realizando levantamento com cada unidade educacional para definições para o próximo semestre. A representante das Cozinheiras e Serventes questionou que projeto vem sendo realizado ou pensado para resolver o caos que estas profissionais estão vivendo. Sobre isso, a SMED ponderou que há plano de contratação de auxiliar de cozinha, o que, por sua vez, o SIFAR considera inadequado, pois o correto é a contratação de novas cozinheiras através de concurso público.

No final da reunião ficou definida a formação de nova comissão paritária com o intuito de reestruturar e regulamentar a carreira dos profissionais de educação, com prazo de 60 dias para fechamento. O objetivo da comissão, que terá integrantes que representam a categoria e integrantes do Executivo, é discutir o reconhecimento dos Atendentes como professores, tendo como base estudos já realizados, e, ainda, que haja ampla discussão das condições de trabalho e valorização aos demais profissionais envolvidos na educação infantil.

O SIFAR e as categorias que participaram da reunião acreditam que o Secretário de Governo está realmente comprometido. Ronaldo afirmou que já está convencido de que não se pode mais adiar o reconhecimento e regulamentação de tais profissionais, além de colocar-se como aliado dos atendentes.

Diretoria do SIFAR