Na segunda-feira, 11 de abril, foi empossada a nova diretoria do Sindicato Rural de Araucária, que tem como atual presidente Miguel Stanicheski. Ele entra no lugar de Antonio Gembaroski, que ocupou o cargo por 28 anos e irá se afastar para cuidar da saúde. Miguel comandará a entidade até 11 de abril de 2025.

Ao transmitir o cargo para seu sucessor, Gembaroski foi aplaudido por todos e recebeu uma homenagem. Ele se associou ao Sindicato Rural de Araucária no ano de 1967. Seu ingresso na diretoria partiu de uma espécie de aposta realizada com o Sr João Cionek, por volta do ano de 1985, quando este era o secretário do Sindicato e pediu ao Sr. Antonio que ficasse em seu lugar no cargo, nas próximas eleições que seriam realizadas. Como naquela eleição haviam duas chapas disputando a presidência do Sindicato, o Sr. Antonio respondeu ao Sr. João que era para ele continuar no cargo, pois caso a chapa adversária ganhasse a eleição, ele automaticamente sairia.

O Sr. João aceitou a sugestão com uma ressalva, que caso a chapa

que estava fazendo parte ganhasse, ele ficava no cargo por mais um mandato e na próxima eleição, o Sr. Antonio teria que ficar no cargo de secretário. Na ocasião, a chapa que Cionek estava participando ganhou as eleições e no ano de 1988, Gembaroski teve que cumprir a aposta e ficou no cargo de secretário. Na eleição de 1994, a pedido do então presidente Antonio Anselmo Negreli, ele aceitou o convite para se candidatar à presidência do Sindicato, e foi eleito. Desde que assumiu o comando, em 30 de setembro de 1994, vem representando o Sindicato com responsabilidade, seriedade e comprometimento, além disso, representou o Sindicato perante órgãos do Governo, FAEP, Prefeitura, INSS, Conselhos Municipais da Saúde, Meio Ambiente e do Trabalho. No ano de 1998, a convite da FAEP, participou de uma viagem técnica para a Argentina, com o intuito de ver a produção agrícola daquele país.

Em 2006, Gembaroski mobilizou os produtores rurais do município realizando uma manifestação pública, cobrando do Governo Federal ações para garantir o preço mínimo para os produtos agrícolas. Na ocasião, os produtores rurais fecharam a Rodovia do Xisto com diversos tratores e equipamentos agrícolas.

Essa manifestação foi realizada em diversas cidades do país.

Outro movimento importante também realizado durante seu período na presidência, foi a manifestação dos produtores rurais em Brasília, a fim de pressionar o Congresso Nacional para aprovar a reforma do Código Florestal. “O Sr. Antonio Gembaroski sempre incentivou a participação dos produtores rurais nos cursos do Senar/PR, a fim de aperfeiçoar seus conhecimentos para aplicar em suas propriedades. Por diversas vezes também participou das Comissões de Negociação das Convenções Coletivas de Trabalho, sempre defendendo o interesse dos empregadores rurais de Araucária”, diz o texto da homenagem.

Ao longo de sua vida, Sr Antonio não poupou esforços para realizar com maestria as atividades que lhe foram confiadas, sejam elas no Sindicato, na Igreja ou em sua família. Por suas atitudes conservadoras, na Comunidade de São Miguel ganhou os apelidos de Radicalista e Caxias, mas esse detalhe não o abalou, seguiu trabalhando com afinco. Com a chegada da pandemia da Covid-19, todos tiveram que mudar os hábitos, ficar isolados em casa e com isso as reuniões e eventos presenciais tiveram que ser interrompidos, a fim de preservar a saúde. Infelizmente o Sr. Antonio também foi infectado pela Covid-19, ficou alguns dias internado, mas deu uma rasteira no vírus e hoje está praticamente recuperado. A decisão de deixar o cargo de Presidente do Sindicato foi tomada para cuidar de sua saúde, mas ele vai continuar trabalhando em prol da entidade no cargo de Conselheiro Fiscal. “O Sindicato Rural de Araucária tem muito a lhe agradecer por todos os anos de trabalho e dedicação em prol da instituição”, finaliza a nota.

Foto – divulgação

Texto: Maurenn Bernardo

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM

Compartilhe

Share on twitter
Share on facebook
Share on telegram
Share on whatsapp