Araucária PR, , 20°C

O teatro de sombras tem longa história, sendo até apontado por alguns como o princípio da forma do cinema por conta de sua projeção. Trata-se de uma forma de teatro de bonecos praticada tradicionalmente em países orientais e sua técnica original consiste na projeção de sombras através da manipulação de um boneco de varas entre uma luz e uma tela. Espetáculos com esta técnica já era praticado por chineses e indianos por volta do ano de 6.000 a.c. como parte de rituais religiosos. Somente no século XIII que a técnica passa a assumir um caráter laico se difundindo de forma bastante popular no mundo árabe.

Como expoente desta passagem, pontua-se o Teatro Karagöz com espetáculos de crítica político-social realizado na feira e ruas de Bursa, extinta cidade turca do século XIII. É por isso que os papais e mamães não podem deixar de levar seus filhotes, nesse final de semana, para conferir o Show do Menestrel que traz ao palco da Companhia Karagozwk, com música ao vivo, teatro de sombras e um emocionante número de circo. O espetáculo é composto de duas histórias que são amarradas pelo aspecto ecológico, recheado de músicas populares e cantigas do começo ao fim.

A companhia
A Companhia Karagozwk é especializada na arte milenar do teatro de sombras, forma de animação para adultos e crianças, e atua no cenário cultural desde 1985, com a produção de espetáculos e cursos. Dentre suas principais realizações destacam-se:

Em 1986 Marcello Andrade dos Santos estudou teatro de sombras no Instituto Del Teatro de Sevilla, Espanha, com o mestre Jean Pierre Lescot; Prêmio troféu Gralha Azul, de melhor pesquisa em 1987, com o espetáculo O joelho Juvenal e Pelegrino e Petrônio, de Ziraldo; Prêmio de Melhor Pesquisa no Festival Catarinense de Teatro de 1986, com o espetáculo Janeiro.

A Companhia Karagozwk é citada desde 2009, pelo Dicionário do Teatro Brasileiro – Editora Perspectiva como referência no Brasil na prática desta arte.Em 2012, A Companhia Karagozwk obteve ótimo resultado de público e crítica com “Buanga, a noiva da chuva” premiada com dois Troféus Gralha Azul de Melhor Direção Infantil para Marcello Andrade dos Santos e Melhor Trilha Sonora para Celso Piratta Loch.

E, com o espetáculo “Alberto, o menino que queria voar…” foi contemplada com o Prêmio de Formas Animadas da Fundação Cultural de Curitiba-2012 tendo o privilégio de representar o Brasil, com este espetáculo e uma oficina de teatro de sombras, mostrando como produz seu próprio equipamento de luz, no X° Taller Internacional de Teatro de Títeres de Matanzas em CUBA- 2012.

É coordenada e dirigida pelo seu fundador Marcello Andrade dos Santos e neste ano de 2013 já participou da produção de um curta metragem em 3D “O Prinipe e a Camponesa” – realizado pela Spina Films. Ainda em 2013, a companhia já realizou trinta exibições da sua mais recente produção “O Flautista de Hamelin”, através do Mecenato Subsidiado da Fundação Cultural de Curitiba – Lei de Incentivo à Cultura – Prefeitura Municipal de Curitiba, apresentada para alunos da rede municipal de ensino e ao púbico espontâneo do Festival de Curitiba.

O espetáculo acontece no sábado e domingo, 12 e 13 de outubro, às 16h no teatro da Praça, o ingresso é 1kg de alimento.
 

Leia outras notícias