Não precisa ser exatamente um antigo morador de Araucária para lembrar destas duas construções vistas aqui. Localizadas na Praça Dr. Vicente Machado, fizeram parte da História de nossa cidade. A primeira construção que descreveremos é a que aparece semidesmontada, já sem o telhado. Ali foi o primeiro cinema de Araucária, construído no início do século XX pelos saudosos Irmãos Arthur – Carlos e Bernardo Hassellmann, seu primeiro nome era Cine Teatro Império até a década de 30 quando foi adquirida pelo também saudoso Otavio Galize e passou a se chamar Cine Lider, que permaneceu neste endereço até parte dos anos 60, quando passou para a Rua João Pessoa.
O prédio já vazio foi alugado para funcionamento de uma Bicicletaria e dividiu a sala onde era a bilheteria do cinema com uma relojoaria até os anos 80, quando ali passou a ser a Araucar Veículos, um dos primeiros negócios dos Irmãos Dehaini que ali permaneceu até os anos 90 quando a loja de veículos passou para o endereço da Rua Major Sezino.
O prédio, embora com longa história como primeira casa de espetáculos de Araucária, foi demolido em 1994 e no seu lugar foi construído outro moderno prédio que foi locado para uma agência bancária. Entre a Loja de Veículos e o casarão da esquina, havia o Açougue do Seu Carlito, um dos estabelecimentos comerciais do centro de nossa cidade com grande freguesia e também foi demolido junto com o antigo cinema.
A segunda é esse casarão da esquina da Praça com a Rua Dr. Júlio Szymanski. Era outra construção histórica do início do século XX, construída por um comerciante de nome Pedro Schinlas, mais tarde a Família Trauczynski se tornou proprietário do imóvel e nesta ampla casa, alugou as salas de frente para a Praça Dr. Vicente Machado sendo ali instalado a primeira agencia do Banco do Estado do Paraná. O Banestado permaneceu neste endereço até final dos anos 50 quando mudou mais de uma vez até construir sua Sede própria, e o casarão passou a ser utilizado para fins comerciais e a Loja Belo Horizonte nas portas de frente para a praça central, mas o porão que nada mais era que outras grandes salas, passou a ser as instalações da Milk Mone, a primeira sorveteria de nossa cidade com produção própria e que tinha os melhores sabores que fazia que o local sempre estivesse lotado.
Essa construção ainda resistiu até parte dos anos 2000, quando também foi demolido e em pouco tempo duas das mais antigas e históricas construções deixaram de existir e foram substituídas por novos e modernos prédios. Não foram somente casas de espetáculos e comerciais que deixaram de existir, foram as lembranças dos primeiros filmes e dos primeiros espetáculos teatrais. Passou de cinema para bicicletaria e agencia de veículos. Foi o primeiro Banco da cidade, e foram pessoas que sempre estiveram presentes em cada novidade surgida em nossa cidade, e a lembrança de pessoas como Dona Mirtô, Seu Honório e a querida Dona Maria, na janela com seu croché e conversando com as pessoas que sempre a cumprimentavam. Foram todos parte da História de Araucária e que ficaram nas nossas lembranças e fotografias pois o progresso sempre cobra o seu preço e toda cidade é obrigada a progredir.
Texto e foto de responsabilidade de TEREZINHA DE SOUZA POLY – Administradora da Página Araucária uma Cidade uma Saudade do Facebook.
Edição n.º 1460.