Essa é uma das imagens mais antigas do centro de Araucária. Esse era o “Coreto” construído na Praça Dr. Vicente Machado no início do século XX. A praça central até então não levava o nome de Dr. Vicente Machado, era apenas conhecida como Vila ou Praça da Igreja Matriz Nossa Senhora dos Remédios.

O ano aqui é 1910, a praça central ainda mantinha as diversas árvores nativas que no local. A cidade ainda estava sendo construída, a população de Araucária ainda era reduzida e a praça ainda era um lugar onde praticamente todos seus moradores se encontravam. E, quando dizemos encontravam era porque aos domingos, dia de folga, era o dia que as famílias se reuniam para ir à missa, e, depois do santo ofício, o domingo seguia com as diversões da época.

Quando havia festa da Padroeira ou dos Santos de devoção popular, as pessoas permaneciam na praça para aproveitarem o churrasco que era assado ao ar livre e as pessoas almoçavam com todos os acompanhamentos que são há décadas servidos nas festas de igreja, e o Coreto, esse era usado desde tempos para dar avisos, gritarem bingos e a certa altura a Banda A Furiosa se apresentava e animava todos os participantes. A construção como vemos na foto, parece ser frágil por ser construída em madeira, mas era sólida suficiente para suportar os adultos que ali subiam, incluindo os músicos, que se apresentavam nos finais de semana, mesmo quando não havia festas.

Esse coreto era constantemente reformado, e até a década dos anos 40, ainda fazia parte da Praça Dr. Vicente Machado. Sua construção firme e simples acolheu por muitos anos as mais diversas personalidades que fizeram parte da vida e construção de nossa cidade.

Não saberia dizer até que ano o coreto fez parte da praça, mas nos anos 90, foi construído um monumento que foi chamado de Bolo de Noiva, era feito em pedra branca e tinha como objetivo fotografar as noivas após a saída da igreja. Apesar da beleza não fez tanto sucesso como o primeiro feito em madeira e logo foi desmantelado.

Hoje o coreto pequeno, simples em madeira é uma lembrança guardada em fotografias, que fez parte de uma antiga Araucária, construído dentro de uma pequena praça e rodeado de antigas árvores. Mesmo que pouco o tenham conhecido, é uma construção que deixou boas lembranças e uma recordação poética de algo que não chegamos a conhecer pessoalmente.

Texto de responsabilidade de TEREZINHA DE S. POLY – Administradora da Página Araucária uma Cidade uma Saudade do Facebook.

Edição n.º 1467.