A partir de agora, quem for chamar um Uber e pretende pagar a corrida em dinheiro, terá que tirar uma selfie antes de embarcar. Isso mesmo! O anúncio foi feito nesta segunda-feira, 23 de maio e de acordo com a plataforma, este recurso era um dos mais pedidos entre os motoristas do aplicativo. Por nome de U-Selfie, a ferramenta ainda é um teste e será apenas para aqueles que se cadastrarem ou solicitarem uma viagem sem fornecer dados do meio de pagamento digital (cartão de crédito ou débito).
O objetivo da selfie é registrar a imagem da pessoa que chamou a corrida como uma forma de validação dos dados, como verificação do CPF na base de dados da Serasa Experian e dos documentos pessoais como RG e CNH. A foto não será compartilhada com os parceiros, nem passará por verificação biométrica, mas ficará armazenada nos servidores da Uber, à disposição para consulta posterior das autoridades em caso de necessidade, seguindo a previsão legal.
Para a plataforma, o recurso é mais um importante passo para aprimorar a segurança em todas as viagens, pois a Uber entende que a tecnologia é um recurso poderoso para trazer mais segurança a todos que usam a aplicativo. A selfie vem como uma camada adicional à verificação de CPF dos usuários que já vem sendo realizada há muitos anos e para complementar a checagem de documentos. Tudo para dar mais tranquilidade para quem realiza viagens utilizando o app.
Texto: Maurenn Bernardo