Unifacear recebe seminário sobre Autismo e Inclusão

Share on whatsapp
Share on telegram
Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Foto: Everson Santos

 

Na próxima segunda-feira, 1° de abril, a Prefeitura, através das secretarias municipais de Educação e Saúde, realiza o “III Seminário Municipal Autismo e Inclusão: Educando na Diversidade”. O evento acontecerá das 8h às 11h30 e das 13h às 16h30, no auditório da Unifacear, na Av. das Araucárias, nº 3803, bairro Thomaz Coelho.

O III Seminário irá reunir pais de alunos com Transtorno do Especto do Autismo – TEA, profissionais da educação e da saúde e sociedade civil organizada. As palestras abordarão tópicos relacionados à saúde mental da criança e do adolescente, a atuação com pessoas dentro do TEA, abordagens utilizadas e as estratégias para comunicação. Além das palestras, serão apresentados trabalhos realizados pelos Centros Municipais de Atendimentos Educacionais Especializados, de alunos com TEA, bem como roda de conversa enfatizando os desafios e perspectivas intersetoriais para autistas.

Araucária é referência no atendimento educacional especializado a alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Atualmente, o Centro de Atendimento Educacional Especializado – Transtorno Global do Desenvolvimento (CMAEE-TGD), no jardim Iguaçu, mantido pela Prefeitura, atende 155 alunos com TEA. De acordo com a Secretaria de Educação, o diagnóstico e intervenção precoces melhoram o prognóstico e o desenvolvimento dessas crianças, tanto no aspecto pedagógico como no social. O CMAEE-TGD está localizado à Avenida Archelau de Almeida Torres, nº 1411, Jardim Iguaçu.

Ainda no Dia Mundial de Conscientização sobre o Autismo, terça-feira, 2 de abril, o CMAEE-TGD promoverá, no Parque Cachoeira, um dia com atividades recreativas e pedagógicas com a comunidade, pais e profissionais de alunos com TEA. As ações ocorrerão das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16 horas.

Texto: Maurenn Bernardo

Publicado na edição 1156 – 28/03/2019