Após a decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em suspender a imunização das grávidas de todo país com a vacina AstraZeneca no início deste mês, o município precisou suspender a vacinação deste grupo até a chegada de doses de outra fabricante. Para o alívio das mamães, a Prefeitura informou na manhã desta quinta-feira, 27 de maio, que na sexta-feira, 28, haverá vacinação contra Covid-19 para gestantes e puérperas (mulheres no período de até 45 dias após o parto) com comorbidades. A ação ocorrerá no Parque Cachoeira, das 9h às 16h.
Além da imunização deste novo grupo, também será aplicada a segunda dose da Coronavac – para as pessoas que já tomaram a primeira e estejam no prazo para completar o esquema vacinal (indicado na carteira de vacinação).
Para receber a vacina os cidadãos devem apresentar um documento com foto, CPF, comprovante de residência, carteirinha de vacinação e declaração assinada pelo médico a respeito da doença crônica. Às puérperas é recomendado levar uma declaração do nascimento do bebê ou certidão de nascimento da criança.
A Secretaria Municipal de Saúde de Araucária (SMSA) explicou que ainda não tem previsão de quando o Estado enviará as doses para a vacinação do quadro geral das pessoas com mais de 18 anos e que possuem doenças crônicas.