A Valmet é uma desenvolvedora e fornecedora líder global de tecnologias de processo, automação e serviços para as indústrias de celulose, papel e energia. Com soluções de automação e de controle de fluxo, a Valmet atende uma base ainda mais ampla de indústrias de processo, visando ser campeã global no atendimento dos seus clientes. Presente em vários países, na América do Sul possui uma de suas unidades em Araucária, no Paraná.

Apresentando um volume relevante de negócios e uma gestão eficiente na área tributária, a Valmet é destaque no ranking das 100 empresas privadas instaladas em Araucária que mais contribuíram para o Valor Adicionado, métrica utilizada pela Secretaria de Estado da Fazenda para calcular o índice de cada um dos municípios paranaenses no rateio das cotas do ICMS. No ranking, divulgado recentemente pela Prefeitura de Araucária, a empresa ocupa a 6ª posição, em uma lista onde também aparecem grandes e renomados grupos como a Berneck, Braskem, Andritz e Novozymes.

Compromisso renovado

Sempre na vanguarda das tecnologias atuais do mercado de papel e celulose, mas sem deixar de lado um dos seus principais pilares, a multinacional renovou recentemente a sua Agenda Sustentabilidade 360º, atributo imprescindível para a construção do reconhecido trabalho que a empresa desenvolve ao longo dos anos, na busca pelo equilíbrio entre a disponibilidade dos recursos naturais e sua preservação.  

A agenda de sustentabilidade da empresa sempre se concentrou em cinco áreas principais: cadeia de suprimentos sustentável; Saúde, Segurança e Meio Ambiente; pessoas e desempenho; soluções sustentáveis ​​e cidadania corporativa. Em versão renovada, o projeto é baseado em uma avaliação abrangente dos tópicos de sustentabilidade que são mais relevantes para os negócios da Valmet e das partes envolvidas na cadeia de valor da empresa. Todos os principais temas apresentam metas concretas e planos de ação integrados ao processo de planejamento anual da multinacional.

“Este desempenho já projetou a Valmet entre as líderes mundiais neste tema. Ainda assim, a empresa não para de buscar soluções cada vez mais sustentáveis para aplicar em seus processos produtivos e contribuir com a preservação e reaproveitamento dos recursos naturais. Na planta de Araucária, por exemplo, temos uma estação de tratamento de água que permite sua reutilização para jardinagem, limpeza de sanitários, entre outros serviços. Também reduzimos nosso consumo de energia elétrica com a instalação de painéis solares e ainda incentivamos entre os nossos colaboradores, a separação correta do lixo”, explica Waldemiro Werneck, Head dos Centros de Serviços da Valmet na América do Sul.

Destaque mundial

A Valmet foi incluída no Índice Dow Jones de Sustentabilidade pelo oitavo ano consecutivo. A empresa foi listada nos índices mundial e europeu. O número total de empresas incluídas este ano no DJSI World para 2021-2022 é de 322. Este ano, o ranking se concentrou ainda mais nas estratégias climáticas das empresas e na avaliação e gestão dos riscos relacionados ao clima.   

A inclusão é um indicador de que a Valmet tem progredido bem com sua agenda de Sustentabilidade 360º, enfatizando a melhoria contínua de práticas de negócios ainda mais sustentáveis. O papel do trabalho de sustentabilidade na companhia finlandesa é apoiar o crescimento, reduzir riscos e permitir economia de custos.

Foto – Marco Charneski

Texto: Maurenn Bernardo

VEJA TAMBÉM

Caminho certo

É fato que a língua do povo sempre foi afiada e impiedosa. Os juízes da vida dos outros de plantão se adiantam em ser investigadores,

Compartilhe