Vão se as máscaras permanecem os cuidados

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

O governador do Estado, Ratinho Junior (PSD), assinou nesta quarta- -feira, 16 de março, o decreto que desobriga a população da utilização de máscaras em espaços ao ar livre já a partir desta quinta-feira (17). A liberação também vale para crianças menores de 12 anos, a critério dos pais, em espaços abertos ou fechados. A Organização Mundial da Saúde (OMS) não impõe a obrigação nessa faixa de idade, mas recomenda o uso.

A nova orientação prevê ainda que o equipamento segue obrigatório em locais fechados, como eventos, transporte público, trabalho ou comércio.

Ou seja, pelo menos por ora, ter a máscara em mãos segue sendo uma necessidade. Embora seu uso em espaços abertos esteja desobrigado as autoridades de saúde tem tomado o cuidado de ensinar que a utilização é opcional. Assim, aquelas pessoas que ainda desejarem – por precaução – andar de máscaras podem fazê-lo.

E é justamente isso o que a população deve ter em mente. As máscaras jamais devem ser abandonadas. Carregue sempre a sua e, quando sentir que um ambiente começou a ficar aglomerado demais ou algo assim, não hesite em sacá-la para cobrir boca e nariz.

Assim como a utilização das máscaras, mesmo não sendo obrigatória, deve ser incentivada, o mesmo precisa acontecer com outras medidas de prevenção ao novo coronavírus e outras doenças de transmissão fácil. Um exemplo é o álcool em gel que veio para ficar. Importante mantermos sempre o hábito de utilizá-lo e incentivar os comércios a mantê-los ao alcance das mãos de seus clientes.

Nossa torcida é para que daqui em diante os números da Covid despenquem de vez e o da vacinação disparem, pois é só essa combinação que fará com que a doença que mudou o nosso jeito de viver seja logo algo do passado. Pense nisso e boa leitura.

Publicado na edição 1303 – 22/03/2022

Compartilhar
PUBLICIDADE