Araucária PR, , 19°C

A ideia de que os Transtornos Mentais são somente fruto da imaginação já fez parte do pensamento comum para a maioria das pessoas ao longo dos séculos. São doenças verdadeiras que causam muito sofrimento, podendo inclusive levar o doente à morte. Por muitos, ainda compreendida como “frescura”, fraqueza de caráter, “doença de rico”, mal sabem que são doenças causadas por fatores biológicos, psicológicos e sociais que atingem todas as classes sociais com a mesma intensidade. Pessoas com Transtornos Mentais não são perigosas e não devem ser excluídas da família, da comunidade e da sociedade. Devem sim ser tratadas adequadamente e inseridas na comunidade, sem medo ou exclusão, podendo levar uma vida normal e produtiva, como todo mundo.

Já existem tratamentos e cura para a grande maioria dos transtornos mentais, ao alcance de todos. Loucura é preconceito, é humilhar e excluir pessoas que sofrem de doença mental. Os mitos em relação aos problemas de Saúde Mental são responsáveis por enorme medo e vergonha, contribuindo para o não tratamento adequado.

Atualmente, milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de perturbações mentais, neurológicas ou de problemas psicossociais, como o uso abusivo de álcool e drogas. A grande maioria sofre silenciosamente com sua doença e também com a exclusão social que a mesma provoca. Estigmas são rótulos negativos usados para identificar pessoas que sofrem de doenças mentais e são barreiras que impedem os indivíduos e suas famílias de buscar ajuda, pelo medo de serem excluídos. Todo mundo está vulnerável a sofrer de Transtornos Mentais, que são diagnosticáveis, tratáveis e podem ser prevenidos a tempo.

Existe um alto risco de suicídio entre os pacientes com Transtorno mental que pode ser salva com um tratamento apropriado. Nos últimos anos, foram registrados progressos significativos na compreensão e na atenção aos problemas de Saúde Mental, melhorando o conhecimento científico das causas das doenças mentais bem como os tratamentos disponíveis.

Ansiedade, tristeza, transtornos do sono, transtornos alimentares e muitas outras são queixas cada vez mais frequentes nos consultórios médicos. Isso pode ocorrer por vários motivos, dentre eles porque a sobrecarga da vida diária e os excessos de informações levam as pessoas a abandonarem hábitos saudáveis necessários ao bem estar físico e mental. A Psiquiatria é a especialidade médica mais apropriada para lidar com essas e outras formas de sofrimento mental. O Psiquiatra atua na saúde mental assim como, por exemplo, o ginecologista atua na saúde da mulher, prevenindo, diagnosticando, tratando e reabilitando o paciente.

Enfim, vale ressaltar que o retorno à saúde mental depende de um conjunto de fatores, dos quais a medicação psiquiátrica é apenas um dos pilares; incluem-se também fatores tais como: alimentação saudável, atividade física regular, avaliações médicas de rotina e, muitas vezes, fazer acompanhamento psicológico.
Não deixe que doenças curáveis comprometam tanto sua vida.

Visite nosso site: www.clinicaima.com.br

Leia outras notícias
EURO EMPREENDIMENTOS