Voluntários levam esperança para a melhor idade em Araucária

Dona Aninha recebeu um presente de aniversário da voluntária Angelita
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Dona Aninha recebeu um presente de aniversário  da voluntária Angelita
Dona Aninha recebeu um presente de aniversário
da voluntária Angelita

“Eu e minhas amigas participamos em todos os bailes e festas que eles preparam, e ainda vejo esses voluntários ajudarem muita gente que precisa, doando medicamentos, conseguindo consultas com especialistas e outras coisas”, conta Maria Catarina Pizura, de 61 anos. Segundo ela, essas são algumas das atividades desenvolvidas pela Associação Amigos dos Idosos de Araucária (AMI), que existe oficialmente desde 2013 e já fez a diferença na vida de muitas famílias da cidade.

De acordo com a voluntária Angelita Soares Weber, de 46 anos, a equipe é formada atualmente por 11 pessoas que organizam diversas programações com o objetivo de oferecer momentos de alegria aos idosos do município. “Eles gostam muito do baile trimestral e do evento anual porque nós reunimos diversos parceiros para proporcionar atividades lúdicas aos participantes”, conta.

Segundo ela, esses eventos são sempre gratuitos e oferecem a oportunidade de todos dançarem, se divertirem e aproveitarem sessões de massagem, maquiagem, ginástica laboral e outros serviços oferecidos vo­luntariamente por profissionais da comunidade. “Sem contar que temos sempre um lanchi­nho muito gostoso à disposição e convidamos vários grupos para realizarem apresentações”.

Assistência social

Ainda que essas atividades exijam muita dedicação da equipe, elas refletem apenas um pedacinho do trabalho desenvolvido. “Nossas atividades acontecem de domingo a domingo porque fazemos o possível para auxiliar dezenas de idosos e até crianças que vêm nos procurar com doenças graves e necessidades urgentes”, informa.

Uma dessas pessoas é a araucariense Maria do Rocio Pietrovski, que acompanhou o sofrimento da mãe de 86 anos com várias fraturas. “Quando ela precisou, eles nos ajudaram com a cadeira de rodas, cadeira de banho, tipoia e ainda conversaram no hospital para que a cirurgia acontecesse antes do tempo previsto porque minha mãe não podia esperar”, conta Maria. “Hoje, minha mãe já está andando, e eu só tenho que agradecer à Angelita”, completa.

A entidade precisa de apoio financeiro para continuar o trabalho
A entidade precisa de apoio financeiro para continuar o trabalho

Assim como ela, Tereza da Silveira Braga também viu a mãe de 85 anos passar por muitas dificuldades. “Ela fraturou o fêmur e precisou de internamento, vários medicamentos e ainda necessitava de transporte até o hospital. Só que a associação conseguiu tudo isso e hoje eu tento retribuir de todas as formas que posso”, conta a filha Tereza, que auxilia nos eventos da entidade e incentiva outras pessoas a contribuírem com o trabalho.

Para Angelita, realizar essas atividades é revigorante e lhe dá motivos para sorrir todos os dias. “Esta semana, por exem­plo, foi o aniversário da Dona Aninha, mãe da Tereza, e eu fiquei muito feliz em passar na casa dela para deixar um presente”, conta.

No entanto, todas essas ações geram custo, e a entidade precisa do apoio da comunidade para continuar o trabalho. “Nós recebemos doações em di­nheiro, em produtos, e fazemos parcerias com empresas que possam ajudar nossos idosos de alguma maneira. Sem contar que também é possível colaborar com a organização dos eventos e na realização das visitas, um trabalho que não é fácil, mas é gratificante!”, pontua.

Como contribuir
DETALHE
É possível ajudar a Associação Amigos dos Idosos de Araucária com valores em dinheiro, doação de produtos e realização de parcerias que beneficiem os idosos do município. “A gente tem ideias e muita garra, mas precisamos de apoio”, afirma a voluntária Angelita Soares Weber. Para isso, basta entrar em contato com a entidade pessoalmente das 9h às 12h na rua Rio de Janeiro, 285 – Sala 2, ou ainda pelos telefones 3048-0547 e 9818-7184 ou na página do Facebook “Associação Amigos dos Idosos”.

Texto: Raquel Derevecki / FOTOS: EVERSON SANTOS / DICULGAÇÃO

Compartilhar
PUBLICIDADE