Comemoração com Monteiro Lobato,
Histórias de Emília, Narizinho, Pedrinho e Dna. Benta serão contadas

Não adianta negar e vale sempre repetir, ler é uma grande viagem, daquelas sem sair do lugar, mas que nos presenteiam com os mais belos passeios. Em homenagem ao escritor brasileiro Monteiro Lobato, nascido em 18 de abril de 1882, no dia 18 de abril comemora-se o dia Nacional do Livro Infantil. Em comemoração, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo promove Contações de Histórias especiais, que terão como repertório as histórias do Sitio do Pica-Pau Amarelo – obra infantil clássica do autor.

A programação acontecerá em três dias. No dia 16 de abril, os contadores de história estarão na Biblioteca Pública de Araucária (BIPA). No dia 17, estarão na Casa das Palavras Brincantes (Parque Cachoeira). E no dia 18, estarão no CAIC. Todos os dias, as histórias serão contadas em dois horários, às 9h e às 14h.

Escritor
Contista, ensaísta e tradutor, Monteiro Lobato nasceu na cidade de Taubaté, interior de São Paulo, no ano de 1882. Formado em Direito, atuou como promotor público até se tornar fazendeiro, após receber herança deixada pelo avô. Diante de um novo estilo de vida, Lobato passou a publicar seus primeiros contos em jornais e revistas, sendo que, posteriormente, reuniu uma série deles em Urupês, obra prima deste famoso escritor.

Em uma época em que os livros brasileiros eram editados em Paris ou Lisboa, Monteiro Lobato tornou-se também editor, passando a editar livros também no Brasil. Com isso, ele implantou uma série de renovações nos livros didáticos e infantis. Este notável escritor é bastante conhecido entre as crianças, pois se dedicou a um estilo de escrita com linguagem simples onde realidade e fantasia estão lado a lado. Pode-se dizer que ele foi o precursor da literatura infantil no Brasil. Mais informações: 3905-6644