Quando o próprio lar não é um abrigo seguro para os problemas do mundo, a criança pode se sentir ameaçada dentro da própria família. E se o silêncio sobre o que se passa entre quatro paredes for maior que o respeito ao próximo, o abuso sexual contra crianças e os adolescentes ganha um grande aliado: a falta da denúncia.

Para trazer à tona esta realidade e lembrar o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual -18 de maio – a Prefeitura está lançando um concurso de desenho que vai envolver alunos do segundo ciclo do ensino fundamental da rede municipal de ensino e adolescentes inseridos no Centro Operacional de Medidas Socioeducativas.

A iniciativa é da Secretaria Municipal de Assistência Social por intermédio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social e trabalhará com o tema: “Dia 18 de Maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra crianças e adolescentes: Uma rede nos protege”. A proposta do concurso é sensibilizar a comunidade escolar a refletir sobre o tema proposto.

Regulamento
As artes poderão ser solicitadas pelas instituições participantes até o dia 22 de abril e serão enviadas para o Creas. Os desenhos ficarão em exposição e os três primeiros classificados receberão premiação simbólica.

Os desenhos devem ser coloridos ou grafitados, feitos à mão, em papel sulfite, tanto na horizontal, quanto na vertical ou diagonal. No verso deverá constar o nome completo do adolescente, idade, nome do responsável, telefone para contato e instituição educacional ou do Comse. A seleção acontecerá em duas etapas. Na primeira, cada escola participante e o Comse, selecionarão cinco desenhos para representá-los. Na segunda, os selecionados serão enviados ao Creas para classificação final pela comissão avaliadora.