Pesquisar
Close this search box.

Ruas do conjunto Uirapuru serão fechadas para conter despejo irregular de lixo

Frequentemente caminhões, alguns vindos de fora, são flagrados despejando resíduos nas ruas do loteamento. Foto: Marco Charneski
Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email
Ruas do conjunto Uirapuru serão fechadas para conter despejo irregular de lixo
Loteamento Uirapuru fica entre a Avenida Manoel Ribas e a Avenida Archelau, na altura do conjunto Maranhão. Foto: divulgação

Quatro trechos de ruas que ficam no jardim Uirapuru, bairro Costeira, terão o tráfego interrompido a partir desta quinta-feira, 13 de janeiro. A medida valerá por tempo indeterminado e teve que ser tomada em razão do constante descarte irregular de lixo que vem sendo feito na região.

De acordo com a Secretaria Municipal de Urbanismo (SMUR), já há vários anos vem sendo feitos descartes irregulares em algumas das ruas do loteamento. Os vândalos aproveitam que o conjunto é pouco habitado, com muitos lotes vazios, para despejar todo e qualquer tipo de lixo, seja nos imóveis ou mesmo no canto das ruas. Nesse período, as secretarias de Meio Ambiente e Obras já fizeram muitas ações de limpeza na região, mas tão logo o material era recolhido novo derrame começava a acontecer.

Também ao longo desses anos, a Secretaria de Urbanismo notificou os proprietários de terrenos no local, sendo que a maioria providenciou a limpeza dos lotes e fechamento dos imóveis. Os vândalos então passaram a jogar o lixo à margem das ruas. Várias multas também foram aplicadas pelos fiscais da Prefeitura, mas nem isso inibiu que outras pessoas descartassem os mais variados tipos de materiais na região.

Como explicou o Departamento de Urbanismo, as ruas que terão o tráfego bloqueado são as José Gondek (no trecho entre Rua Helena Lesniovski e Rua Miguel Gavleta), Antônio Furman (no trecho entre Rua Helena Lesniovski e Rua Miguel Gavleta), Deputado Ardinaldo Ribas (no trecho entre a Rua Valdomiro Gayer e Rua Antônio Furman) e Paulina Condessa Ferreira (no trecho entre a Rua Miguel Gavleta e Rua José Gondek). Como são ruas de pouco ou nenhum movimento, a medida extrema não deve prejudicar o acesso de moradores a outras regiões da cidade. Apesar disso, motoristas precisam ficar atentos e não utilizar essas vias como forma de alcançar as regiões do Centro, Iguaçu, Costeira e outros bairros.

Opções de descarte

Também como forma de desestimular o descarte irregular de lixo, a Prefeitura conta, além da coleta de lixo comum e reciclável, com o serviço gratuito de coleta agendada de itens volumosos como móveis, eletrodomésticos da linha branca (fogão, geladeira, máquina de lavar, TVs), pneus e galhos. O telefone de contato com o setor é o (41) 3614-7480. O recolhimento também pode ser solicitado pelo aplicativo Atende.net.

Texto: Waldiclei Barboza

Publicado na edição 1294 – 13/01/2022