Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Loteamento Uirapuru fica entre a Avenida Manoel Ribas e a Avenida Archelau, na altura do conjunto Maranhão. Foto: divulgação

Quatro trechos de ruas que ficam no jardim Uirapuru, bairro Costeira, terão o tráfego interrompido a partir desta quinta-feira, 13 de janeiro. A medida valerá por tempo indeterminado e teve que ser tomada em razão do constante descarte irregular de lixo que vem sendo feito na região.

De acordo com a Secretaria Municipal de Urbanismo (SMUR), já há vários anos vem sendo feitos descartes irregulares em algumas das ruas do loteamento. Os vândalos aproveitam que o conjunto é pouco habitado, com muitos lotes vazios, para despejar todo e qualquer tipo de lixo, seja nos imóveis ou mesmo no canto das ruas. Nesse período, as secretarias de Meio Ambiente e Obras já fizeram muitas ações de limpeza na região, mas tão logo o material era recolhido novo derrame começava a acontecer.

Também ao longo desses anos, a Secretaria de Urbanismo notificou os proprietários de terrenos no local, sendo que a maioria providenciou a limpeza dos lotes e fechamento dos imóveis. Os vândalos então passaram a jogar o lixo à margem das ruas. Várias multas também foram aplicadas pelos fiscais da Prefeitura, mas nem isso inibiu que outras pessoas descartassem os mais variados tipos de materiais na região.

Como explicou o Departamento de Urbanismo, as ruas que terão o tráfego bloqueado são as José Gondek (no trecho entre Rua Helena Lesniovski e Rua Miguel Gavleta), Antônio Furman (no trecho entre Rua Helena Lesniovski e Rua Miguel Gavleta), Deputado Ardinaldo Ribas (no trecho entre a Rua Valdomiro Gayer e Rua Antônio Furman) e Paulina Condessa Ferreira (no trecho entre a Rua Miguel Gavleta e Rua José Gondek). Como são ruas de pouco ou nenhum movimento, a medida extrema não deve prejudicar o acesso de moradores a outras regiões da cidade. Apesar disso, motoristas precisam ficar atentos e não utilizar essas vias como forma de alcançar as regiões do Centro, Iguaçu, Costeira e outros bairros.

Opções de descarte

Também como forma de desestimular o descarte irregular de lixo, a Prefeitura conta, além da coleta de lixo comum e reciclável, com o serviço gratuito de coleta agendada de itens volumosos como móveis, eletrodomésticos da linha branca (fogão, geladeira, máquina de lavar, TVs), pneus e galhos. O telefone de contato com o setor é o (41) 3614-7480. O recolhimento também pode ser solicitado pelo aplicativo Atende.net.

Texto: Waldiclei Barboza

Publicado na edição 1294 – 13/01/2022

CONTEÚDO RECOMENDADO

VEJA TAMBÉM