Araucária PR, , 26°C

Jovens do Sol Nascente estão no Sul-Americano
O clube Luz das Araucárias viajou na última segunda-feira, 6, e volta no dia 12 de janeiroJovens do Sol Nascente estão no Sul-Americano
Este ano, o Sul-Americano de Desbravadores acontece no Brasil

Seis dias repletos de atividades esportivas, intelectuais e espirituais com direito à companhia de milhares de brasileiros, chilenos, venezuelanos, peruanos, paraguaios, bolivianos, uruguaios e argentinos. Essa é a experiência que 29 araucarienses estão tendo neste momento durante o Campori Sul-Americano de Desbravadores. O evento acontece a cada 10 anos e, dessa vez, reuniu 35 mil crianças e adolescentes na cidade de Barretos, em São Paulo. “Eu sou desbravadora desde 2011 e nunca tinha participado em um acampamento tão grande. Estou impressionada! Além disso, é muito legal saber que existem jovens que seguem os mesmos princípios que eu em outros países. Já conheci gente de lugares bem diferentes e fiz novas amizades”, conta Giovanna Marques, de 16 anos.

Além dela, o araucariense Kelvyn Gonzaga, de 11 anos, também ficou surpreso com a grandiosidade do evento. “Está sendo muito legal porque tem um monte de clubes aqui. Agora, quero participar das provas e competições e mostrar tudo o que treinamos para chegar até aqui”, afirma.

Assim como eles, outros 27 jovens do Clube de Desbravadores do Jardim Sol Nascente conseguiram a oportunidade de participar do evento. “Nós ficamos sabendo desse campori no final de 2011, quando a entidade responsável pela região de Curitiba divulgou uma lista de atividades que deveriam ser cumpridas pelos interessados em participar”, recorda Margarida Vieira, uma das diretoras do grupo.

Segundo ela, dos 112 clubes em funcionamento na região, somente 21 conseguiriam vaga para participar do evento e, por isso, seu clube não perdeu tempo e realizou todas as atividades exigidas. “Fizemos uma passeata antitabagismo, distribuímos informativos a respeito de reciclagem e combate à dengue, participamos da caminhada ecológica promovida pelo Rotary e até realizamos a limpeza e jardinagem da Escola Professora Delani Aparecida Alves. Além disso, distribuímos agasalhos no Jd. Shangai, entregamos cestas básicas a famílias carentes da região e participamos em todos os eventos dos Desbravadores em nossa região”, enumera.

Dificuldades
Com tanto trabalho, o grupo foi o 9º colocado em toda região de Curitiba, o que garantiu sua vaga no tão sonhado acampamento. No entanto, o evento era caro e muitos participantes não tinham condições de arcar com as despesas. “Nós fizemos uma mensalidade no clube, mas só com ela não seria possível conseguir todo o recurso, então buscamos o apoio dos membros da Igreja Adventista do 7º Dia, dos amigos, empresários e de várias autoridades. Por fim, conseguimos o que precisávamos e estamos aqui realizando este sonho”, comemora Aline Oliveira, responsável pelos clubes da região norte de Araucária.

O clube Luz das Araucárias viajou no dia 6 de janeiro, às 13h, e deve voltar à cidade no dia 12. Até lá, ele representa o município em diversas atividades do evento e promete lutar por bons resultados.

Jovens do Sol Nascente estão no Sul-Americano

Leia outras notícias
CORRIDA DE RUA