Araucária PR, , 26°C

Desbravadores participam de Campori Sul-Americano
O Clube do Luz das Araucárias, do Jardim Sol Nascente, permaneceu em Barretos entre os dias 6 e 12 de janeiro Desbravadores participam de Campori Sul-Americano
Os araucarienses aproveitaram todos os momentos do campori

Um grupo de 29 araucarienses nunca mais esquecerá o mês de janeiro de 2014. Entre os dias 6 e 12 deste mês, eles marcaram presença no 4º Campori Sul-Americano de Desbravadores, um acampamento imenso com a presença de 35 mil pessoas. O evento aconteceu na cidade de Barretos, em São Paulo, e contou com oito países diferentes, diversas atividades recreativas, sociais e espirituais, e até mesmo a quebra de um recorde mundial. “Foi muito bom! Se eu pudesse ir de novo, iria mil vezes!”, garante o araucariense João Vitor de Souza, de 15 anos. O problema é que o evento acontece a cada dez anos, então ele terá que esperar, pelo menos, uma década para repetir a aventura.

Por isso, o jovem aproveitou ao máximo os dias que passou na companhia de brasileiros, chilenos, venezuelanos, peruanos, paraguaios, bolivianos, uruguaios e argentinos. “Foi tudo bem organizado. Nos divertimos muito!”, conta o garoto, que representou a cidade em diversas competições do evento. “Nós passamos um dia no Parque Aquático Thermas dos Laranjais e, nos outros, participamos de várias provas. Uma que eu gostei muito foi a do labirinto, em que o grupo precisava responder diversas perguntas sobre a história do Clube de Desbravadores para poder sair. Acho que fomos muito bem!”, afirma.

De acordo com Aline Oliveira, responsável pelos clubes da região Norte de Araucária, essas atividades atraem a atenção dos participantes por envolverem recreação, nós e amarras, e diversos conhecimentos de um desbravador. No entanto, o foco não foi competição entre os mil clubes presentes. “Cada grupo escolhia seis atividades e, ao desenvolver as seis, recebia uma pontuação específica apenas de participação”, explica.

Outras atividades
Além disso, os desbravadores tiveram a oportunidade de fazer a diferença na comunidade de Barretos. Segundo Aline, os 35 mil desbravadores foram divididos em grupos que saíram pelo município distribuindo cartilhas contra a violência infantil, informações sobre saúde e o livro “A Grande Esperança”, que transmite uma mensagem motivadora ao leitor.

Para completar, o acampamento contou com diversos momentos espirituais, em que o grupo de 35 mil jovens se reunia para adorar a Deus. “Eram encontros muito especiais e diferentes, já que algumas vezes a programação acontecia em português, e outras, em espanhol”, conta a garota.

Em um desses momentos, por exemplo, os araucarienses tiveram a oportunidade de participar da quebra de um recorde mundial. “Nós escrevemos a Bíblia inteira em cinco minutos e três segundos. Foi um privilégio!”, comemora Lucas Guilherme de Freitas. Para que isso acontecesse, os 31.278 versículos bíblicos foram divididos entre os clubes participantes, e todos os desbravadores tiveram a oportunidade de escrever, pelo menos, parte de um verso. “Isso foi feito não somente para superar o tempo de outras escritas, mas para valorizar o livro sagrado como a literatura mais importante na vida de um desbravador”, informou a assessoria de imprensa do Campori.

Agradecimentos
Com tantas atividades inesquecíveis, os 29 integrantes do Clube Luz das Araucárias aproveitam para agradecer a todos que colaboraram para que esse sonho se tornasse realidade. “O vereador Pedrinho da Gazeta, o Edson Abelardo Cavalcante, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a comunidade do Jardim Sol Nascente e do Jardim Industrial, e os pais dos desbravadores fizeram isso acontecer. Além deles, também agradecemos aos amigos da Igreja Adventista do 7º Dia, às cozinheiras Claudia e Marina, ao amigo Elias e aos motoristas da TransTupi Anderson e Luiz”, finaliza Margarida Vieira, uma das diretoras do grupo.

Desbravadores participam de Campori Sul-Americano
 

Leia outras notícias
MedPrev - Novembro Azul