As três linhas de ônibus que ligam os município de Araucária e Contenda devem continuar funcionando normalmente pelo menos até o dia 28 deste mês. A reunião entre a COMEC, CMTC, empresa Araucária Transporte Coletivo e o município de Contenda, que estava marcada para sexta, dia 14, ficou para hoje, terça-feira, 18 de fevereiro.
No encontro deve ser decidido como a Comec irá tratar o assunto, uma vez que o município de Araucária resolveu que não irá mais desembolsar os cerca de R$ 300 mil mensais para custear a integração dos passageiros de Contenda ao sistema. Embora notificada pela CMTC que irá parar de prestar o serviço, Lígia Romani, diretora da Araucária TC, empresa que opera o trecho, afirmou que irá continuar com as linhas até o dia 28, quando acredita que irá ocorrer uma definição por parte da Comec, entidade responsável pela concessão e operação do transporte coletivo na Região Metropolitana de Curitiba. “Mesmo correndo o risco de não receber, vamos continuar para não deixar os passageiros na mão”, disse Lígia.
O presidente da CMTC, Sandro José Martins disse que não vai proibir que os ônibus da Araucária TC vindos de Contenda desembarquem os passageiros dentro do terminal rodoviário de Araucária. “Espero que nesta reunião os representantes da Comec apresentem uma solução pois, além de ser completamente ilegal, Araucária não consegue mais suportar esse custo. Embora ainda possamos deixar que os passageiros sejam desembarcados dentro do terminal, é bom que fique claro que, desde amanhã (hoje) é a Comec, junto com o município de Contenda os responsáveis pelo pagamento dos serviços”, alertou Sandro. No dia 28 ficou marcado para que o governo do Estado se manifeste sobre a questão da integração na Região Metropolitana toda e o subsídio à URBS, questões que devem envolver as linhas de Contenda.