Os judocas conquistaram pódios em todas as competições
A primeira vitória do grupo foi a recontratação do professor Francisco
Além de dificuldades financeiras, os judocas araucarienses passaram por uma “crise de identidade” em 2013 que poderia prejudicar o grupo durante o ano. Logo nos primeiros meses, os atletas acompanharam a demissão do professor Francisco de Souza, que incentivava e treinava os alunos para grandes competições do estado e do país. Diante dessa situação, eles se uniram e realizaram manifestações exigindo a volta do sensei.
O pedido foi atendido, os judocas voltaram a treinar para grandes competições e, mesmo sem apoio financeiro, conquistaram títulos importantes. “Acho que o que aconteceu no início do ano passado deixou nossa equipe ainda mais forte, então 2013 foi um ano vitorioso para o judô de Araucária”, afirma o professor Francisco, que viu seus atletas se destacarem nas competições que participaram.
Entre esses resultados esteve a oportunidade de subir no pódio em todas as categorias do Campeonato Paranaense de Judô Sub 15 e Sênior, e ainda ter duas araucarienses na seleção do estado. “Estou lisonjeado em ter atletas desse nível e que representam muito bem Araucária, além de tudo, com o coração”, afirmou.
Além disso, ele viu a atleta Camilla Deusdiante ficar com o 4º lugar geral nos Jogos da Juventude e as judocas Jacqueline Osana, Martineli Lima e Fernanda Siqueira conquistarem o bronze nos Jogos Abertos. “Esses resultados mostram que estamos, definitivamente, entre os melhores do estado”, garante.
Agora, o professor segue à frente da equipe em 2014 e conta com patrocínio de empresas e amigos do esporte para conquistar novos resultados. “Se alguém quiser nos ajudar, pode entrar em contato comigo pelo telefone 9663-4543 ou ainda pelo e-mail xicodisouza@bol.com.br”, convida. A próxima participação do grupo acontece no dia 15 de março durante o Campeonato Paranaense Sub18 e Sub21, em Ibiporã.