Representantes de diversas instituições se reuniram na manhã de ontem (25) para acertar detalhes da realização do Programa “Cidadania e Justiça também se aprendem na Escola”. O programa usa linguagem simples e acessível para tratar destes temas com alunos do 6º ano. Em Araucária, o programa vai começar em três escolas municipais ainda neste primeiro semestre de 2015.
No salão de juri, o grupo foi recepcionado pelo diretor do Fórum, Carlos Alberto Ritzmann que explicou sobre as etapas a serem realizadas aos presentes, entre eles, diretores, professores e pedagogos das escolas municipais Irmã Elizabeth Werka, Professora Maria Aparecida Saliba Torres e João Sperandio. “Nós somos todos parceiros. Se estivéssemos isolados não atingiríamos este nosso objetivo”, avaliou Ritzmann.
A secretária de Educação Janete Maria Miotto Schiontek destacou que o programa complementará o conteúdo que os estudantes já aprendem sobre os três poderes. “Não basta estudar os três poderes. É preciso que estes poderes estejam próximos e que os alunos possam, de maneira simples, entender como funcionam”, disse elogiando a iniciativa.
Os alunos receberão duas cartilhas (aprovadas pelo Ministério da Educação) com histórias em quadrinhos que auxiliarão na aprendizagem de maneira divertida. Os representantes das escolas municipais receberam os materiais durante o encontro. O programa prevê ainda a visita dos alunos ao Fórum para conhecer de perto o trabalho do Poder Judiciário, bem como a visita de um grupo formado por um juiz, um promotor e um advogado até as escolas.
O programa conta com o apoio do Ministério Público, OAB/Araucária e patrocínio da Caixa.