Bilinski vence 1ª etapa do ano

Prova de 65 quilômetros, em estilo marathon, reuniu mais de 300 ciclistas do Paraná e de Santa Catarina

A família Bilinski manteve o bom desempenho de 2009 na prova de estreia de 2010, a 1ª etapa do Campeonato Metropolitano de Mountain Bike/2º Desafio Hunger Bikes de Mountain Bike, realizada no domingo, dia 31. Tarcísio venceu, na categoria master B, completando a prova de 65 quilômetros, no estilo marathon, em 2:53:37. Rosângela conquistou o segundo lugar, na categoria feminino elite, com tempo de 3:34:41. E Fábio ficou em terceiro, na categoria juvenil, com a marca de 2:44:53, completando o pódio familiar.

Além desses três atletas de destaque no cenário esportivo araucariense, também competiram a prova pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) Flavio Ricardo Dal Seco (15º na categoria elite), Jaffer Leme da Silva (22º na sub30), Everaldo Teixeira Dela Vedova (12º na master A1), Marcos Antonio da Rocha (13º na master A2), Carlos Roberto Poly (26º na master B), Anderson Nuzda e Nerilson Kovanei (8º e 10º na juvenil).

Para o técnico da equipe, Cassiano Vasconcelos, o desempenho geral dos atletas foi bom, principalmente considerando o nível da prova. “Apesar de não estarmos com todos atletas (dez do total de 15 competiram esta etapa) e das dificuldades de um percurso longo e cansativo, Araucária teve uma boa participação”, diz o técnico, em entrevista concedida para a assessoria de comunicação social da Prefeitura do Município. 

A prova

Conforme a organização do Campeonato, sol forte, ar seco, subidas íngremes, lama escorregadia e muita adrenalina marcaram o início do Metropolitano. Depois de uma semana intensa de chuvas na região de Curitiba, o clima colaborou com os 302 atletas que largaram no Parque Barigui, em Curitiba, e foram até o distrito de São Luiz do Purunã, em Balsa Nova. Mas o percurso extremamente técnico e com subidas seletivas exigiu muito preparo de todos os atletas.

Nos últimos seis quilômetros da competição, os pilotos foram postos à prova tanto fisicamente como psicologicamente. Eles tiveram que enfrentar o trecho de subida mais íngreme da etapa. “Foi difícil para todos, não tenho dúvida disso, mas a paisagem que os ciclistas encontraram em São Luiz recompensou”, afirmou o organizador da prova, Adriano Malinowski. Segundo ele, a altimetria do trajeto foi de mais de 350 metros.

Para Malinowski, a competição mostrou o crescimento que o mountain bike está apresentando. Nunca uma prova de início de temporada tinha tido uma participação tão significativa de atletas, vindos de inúmeras cidades do Paraná e também de Santa Catarina. “A organização da prova e os percursos altamente seletivos e técnicos colaboram para crescimento da competição”, afirma o organizador. A etapa teve o patrocínio de Hunger Bike, Pousada Parque São Luis do Purunã, Giant e Vzan.

Foto: Divulgação/FPC