Apesar de terem o direito de obter informações sobre sua saúde para fins de perícia médica, muitos pacientes ainda encontram problemas na hora de solicitar o documento junto às unidades básicas. É o caso da moradora do jardim Santa Eulália, Lucimara Covaleski Lima, que acabou perdendo a perícia porque a unidade básica de saúde do bairro Costeira, onde faz tratamento, não emitiu seu prontuário a tempo.
“Só posso dizer que foi um descaso da unidade, pois eu pedi este prontuário há 45 dias e acredito que poderiam ter me entregue em até 7 dias, mas não o fizeram, tanto que chegou o dia da perícia e eu não tinha conseguido o papel”, relatou.
A paciente comentou ainda que foi no postinho e as atendentes disseram que ela teria que falar com a coordenadora, no entanto, a responsável não estava na unidade e ela foi orientada a esperar. “Fiquei das 13h30 até às 15h30 aguardando a coordenadora, e nada! Resumindo: acabei perdendo a perícia. Agora vai demorar uma eternidade pra conseguir remarcar. Não entendo porque essa má vontade em atender o povo numa coisa que parece ser tão simples”, lamentou.
Segundo a Secretaria de Saúde, a paciente Lucimara solicitou cópia do prontuário no dia 1º de fevereiro. A partir de 11 de fevereiro o documento já estava disponível para retirada na unidade de saúde. Porém, na data que a paciente foi buscar o documento, a coordenadora da unidade tinha se ausentado, pois estava em serviço externo, e o prontuário não foi localizado. A Secretaria de Saúde lamenta o ocorrido e ressalta que foi um fato isolado.
Texto: Maurenn Bernardo