Araucária PR, , 20°C

Uma das coisas que mais me encanta na vida é perceber a enorme sabedoria de Deus ao criar o ser humano. A nossa estrutura física é simplesmente perfeita, uma obra maravilhosa e indescritível. Um ser normal jamais teria esta capacidade de criar-se a si mesmo, por mais inteligente e poderoso que fosse. Somos frutos de um ser superior, ao qual nós chamamos Deus, feitos à sua imagem e semelhança. Todo nosso corpo é perfeito e cada membro tem uma função diferente, fundamental para o seu bom funcionamento. É uma maravilha percebermos essa dinâmica que põe em movimento todo o nosso ser.

Cada membro é chamado a exercer apenas a sua função, e na medida em que ele a realiza de modo saudável, todo corpo sente-se agraciado e integrado. Pelo contrário, todo corpo ressente-se e sofre a dor localizada como se fosse sua também. Isso é realmente encantador e divino. É preciso então cuidar de cada membro para que todo o corpo desfrute desta harmonia e viva de modo integrado.

Um membro que me impressiona de modo especial são os olhos. A localização dos mesmos é realmente algo impressionante. Deus poderia tê-los criado na parte de trás da cabeça, mas na sua imensa sabedoria eles estão na frente, para guiar os nossos passos. São eles que nos conduzem para a frente e nos orientam para desviarmos dos diversos obstáculos que surgem no caminho. Quando alguém é muito ansioso ou afobado e acaba se chocando com algum objeto, costumamos dizer: ‘parece que não enxerga!’

Os olhos nos apontam para frente, a direção a ser seguida. Para mim é muito significativo entender esta dinâmica dos olhos. Muita gente parece que tem os olhos na parte de trás, porque só vive remoendo coisas do passado. São pessoas que não vivem o presente e sempre estão insatisfeitas consigo mesmo e com os outros. Ou então, se voltam para o passado a fim de enaltecê-lo, como se o tempo que se chama hoje fosse uma verdadeira desgraça. Esquecem estas pessoas que os olhos estão na parte da frente e que a vida deve ser sempre focada para o futuro. O passado é importante, afinal, somos frutos dele, mas ele não existe mais, apenas na nossa lembrança. O que deve nos mover é o futuro, com seus sonhos e com os seus projetos.

Maravilhosa esta dinâmica do nosso corpo e especialmente dos nossos olhos. Eles nos ensinam a sonhar, a acreditar, mesmo quando as situações ao nosso redor teimam em mostrar o contrário. Assim foram os grandes profetas da Bíblia, homens de visão e de perspectivas positivas. Assim é o nosso querido papa Francisco, um homem que nos faz acreditar que as coisas podem mudar e ser diferentes. Assim deveria ser a nossa vida, apesar dos enormes percalços que cercam o nosso dia a dia. Sem esta esperança, sem este olhar otimista para o futuro, a vida torna-se insossa, fria, sem objetivos e sem projetos. E um ser humano sem sonhos, vive apenas movido pelos instintos do momento, quase como um animal irracional.

Quando iniciamos um novo projeto, acreditamos na sua eficiência e na sua importância para a construção de um mundo melhor. É com esta perspectiva que aceitei o desafio de escrever toda semana para o jornal O Popular. Espero que estes artigos possam agregar novos conhecimentos para a sua vida e, sobretudo, esperança para seguir sempre em frente. Afinal, nossos olhos nos orientam sempre para frente. Nunca deixe de sonhar.

 

Leia outras notícias
MedPrev - Novembro Azul