Pelo segundo ano consecutivo, o Grêmio é campeão do Campeonato da 1ª Divisão da Liga Desportiva de Araucária (LDA). Em uma final abençoada por São Pedro, o azulão goleou o Costeira por 4 a 0, no Estádio Municipal Emílio Gunha, no domingo, dia 12, diante do maior público da história de Araucária em uma final de amador. A festa debaixo de chuva reuniu jogadores, diretores e torcedores em campo com direito a mergulho de peixinho nas poças d’água.
Lance a lance
No primeiro jogo da fase final, no CEC, no dia 28, Grêmio e Costeira haviam empatado por 3 a 3 e seguiram para o segundo sem benefícios. Só que logo aos 5 minutos, Bola abriu vantagem para o azulão, com um belo gol olímpico. O placar de 1 a 0 tão cedo desestabilizou a jovem equipe do alviverde. Os jogadores do Grêmio, mais experientes, muitos com partidas na Taça Paraná, aproveitaram para melhorar a apresentação, com destaque para o Birô.
Antes que o Costeira esboçasse reação, Bola marcou o 2º gol – talvez um dos mais belos do Campeonato 2010. Ele driblou dois adversários no meio de campo e chutou de fora da área, bem no ângulo, sem chance para o goleiro. A obra de arte do azulão inspirou até o adversário e o centro-avante Luiz Gustavo mandou a bola para a rede, mas a arbitragem anulou o que seria o gol do Costeira.
Ainda no 1º tempo, Paulinho fez o 3º do Grêmio, e a partir daí o time passou a só tocar bola, fazendo a equipe do alviverde correr e administrando o resultado. No 2º tempo a partida precisou ser interrompida aos 9 minutos por causa do temporal que caiu em Araucária. Cerca de 20 minutos depois, o jogo recomeçou no campo alagado, mas com placar praticamente definido. O Costeira, sem mostrar reação, levou mais um.
Comemoração
E aí começou a festança do Grêmio pela conquista do bicampeonato, que lhe rendeu ainda a vaga na Taça Paraná e o Troféu Hélio Cury, oferecido pela Federação Paranaense de Futebol (FPF) no ano passado para posse transitória até que o primeiro time obtivesse ou dois títulos consecutivos ou três alternados. A entrega da premiação da Liga aconteceu logo em seguida. E na quarta-feira, dia 15, o Jornal O Popular do Paraná homenageia os destaques do Campeonato de Futebol Amador da Primeirona com a entrega do “Troféu O Popular dos Melhores do Ano de 2010”.
Suelen Canguçu (S. C.)