Durante dois dias, alunos do Colégio Bom Jesus São Vicente, em Araucária, participaram de um simulado com questões semelhantes às provas do Enem, onde tiveram a oportunidade de mostrar suas habilidades em algumas áreas do conhecimento, bem como, apontar suas dificuldades em outras áreas do conhecimento. A avaliação diagnóstica permite que os estudantes sejam acompanhados de forma personalizada, onde suas individualidades são valorizadas e respeitadas, dando condições de suas dificuldades sejam trabalhadas e recuperadas.
O simulado acontece duas vezes ao ano, no início do 1° e 3º bimestres. São dois dias de prova, no primeiro os alunos produzem uma redação e, no segundo, respondem a questões objetivas. Participam das avaliações os alunos do 9° ano do ensino fundamental, 1ª e 2ª séries.
De acordo com o gestor do Colégio Bom Jesus São Vicente, Robson Fernando Oldenburg, “o simulado avalia as habilidades e competências cobradas no exame oficial, possibilitando aos alunos, aos pais ou responsáveis e à própria escola, uma análise da evolução do processo de ensino e aprendizagem no decorrer dos anos letivos. O simulado tem uma pontuação, mas nós a aplicamos apenas como uma forma de incentivo para que os alunos realizem o exame da melhor forma possível”, explicou.
Texto: Maurenn Bernardo
Foto: Everson Santos
Publicado na edição 1201 – 27/02/2020