Pesquisar
Close this search box.

Com nova metodologia de rastreamento, morador considerado ‘contato próximo’ pode receber telefonema ou visita da Saúde

Facebook
LinkedIn
WhatsApp
Telegram
Email

Araucária iniciou recentemente uma nova metodologia que ampliou o rastreamento de pessoas que tiveram contato próximo com alguém que testou positivo para Covid-19. Com isso, a equipe de rastreamento pode entrar em contato com esses moradores por meio de telefonema ou visitas para tratar das orientações sobre o isolamento. A nova metodologia é da Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e tem como principal objetivo o bloqueio do avanço da doença por meio do isolamento do maior número possível de pessoas avaliadas como ‘contato próximo’, ampliando ainda mais o cuidado com a comunidade.

A Secretaria Municipal de Saúde de Araucária (SMSA) estima que, para cada novo caso confirmado de Covid-19, cerca de 10 contatos sejam rastreados. As equipes de todas as unidades básicas de saúde já receberam as orientações sobre a nova metodologia de rastreamento e algumas já iniciaram o serviço dentro da nova prática. O rastreamento de contatos em Araucária, até então, estava mais focado em pessoas com vínculos familiares ou de amizade/trabalho.

SIGILO

É importante esclarecer que este contato telefônico ou visita da Saúde não pode fornecer ou confirmar informações sobre a identidade da pessoa com o teste positivo, mesmo que seja um familiar do contato. Também não solicitará informações como documentação do morador; apenas comunicará a situação do morador como um ‘contato próximo’ e dará as orientações necessárias. Em caso de dúvida, o morador pode entrar em contato com a UBS mais próxima de casa.

A definição de quem é contato próximo atende a critérios previstos pelo Ministério da Saúde e ocorre após investigação da Saúde com a pessoa que teve resultado positivo no teste para Covid-19. Araucária foi um dos poucos municípios selecionados para aplicar essa nova metodologia da OPAS. A SMSA ressalta que o sucesso desta e de outras ações de combate à Covid-19 depende da adesão dos moradores às orientações dos órgãos de saúde, incluindo o uso obrigatório de máscara, o distanciamento social e a higiene frequente das mãos (com água e sabão ou álcool em gel).

DÚVIDAS

Para esclarecer qualquer dúvida sobre a Covid-19, como os sintomas suspeitos, entre em contato com o Disk Corona de Araucária pelo 0800-642-5250. O atendimento telefônico, que conta com profissionais de saúde, funciona todos os dias, das 7 horas às 19 horas.

Texto: PMA