No contexto de uma sociedade historicamente preconceituosa e discriminatória, como a brasileira, se faz necessário o desenvolvimento de políticas públicas que venham no sentido de promover a igualdade, diminuir conflitos e de estabelecer o reconhecimento das diferentes etnias que contribuíram diretamente na construção da identidade nacional.
Com objetivo de garantir o debate sobre a diversidade étnico-racial e incluir o ensino de conteúdos que envolvam a história e cultura Afro-Brasileira, Africana e Indígena nas práticas escolares cotidianas, a SMED, em conjunto com as 78 Unidades Educacionais da Rede Pública Municipal de Ensino está iniciando os trabalhos que serão desenvolvidos durante esse ano letivo.
O primeiro passo é a formação das Equipes Multidisciplinares em cada Unidade Educacional. Essas Equipes são responsáveis pelo planejamento e execução de ações pautadas na perspectiva de construir e consolidar uma cultura escolar que reconhece, valoriza e respeita a diversidade étnico-racial. No entanto esse trabalho extrapola os muros da Unidade Educacional, sendo multiplicadoras dessa concepção para a comunidade escolar e consequentemente para toda a sociedade.
A formação dessas equipes está sendo organizada pela SMED, com encontros presenciais de discussão das temáticas, assim como a orientação no desenvolvimento das propostas em suas próprias unidades.
A SMED entende que a luta contra a discriminação e o preconceito é responsabilidade do Estado e da sociedade em geral e que ambos devem unir esforços no sentido de que toda e qualquer prática discriminatória seja eliminada das relações sociais.